Perfect Continuous Tenses – Presente Contínuo
Os Perfect Continuous Tenses são tempos verbais que mostram uma ação perfeita, isto é, “tinha feito”, “tenho falado”, mas que perduram até o momento em que se enuncia.
Por Redação
PERFECT CONTINUOUS TENSES
Conceito
Os Perfect Continuous Tenses são tempos verbais que mostram uma ação perfeita, isto é, “tinha feito”, “tenho falado”, mas que perduram até o momento em que se enuncia. Numa tradução ao pé-da-letra para o português, teríamos os famosos e condenados gerundismos. No entanto, uma tradução mais adequada depende de cada contexto.
Exemplos:
Eu tenho estado fazendo muitas coisas ultimamente. = Ando fazendo muitas coisas ultimamente.
Eu poderia estar atendendo este cliente. = Eu poderia atender este cliente.
Eu tinha estado dormindo até meio-dia. = Eu estava dormindo até meio-dia.
Existem três perfect continuous tenses: presente, passado e condicional.
Estrutura sintática e situações de uso
A estrutura sintática das sentenças segue o modelo:
Presente: Sujeito + have + verbo to be no particípio + verbo principal com –ing. É usado para indicar uma ação que começou no passado e que continua no presente, inclusive no momento em que se enuncia.
Exemplo:
Nicholas has been doing his homework for hours! (Nicholas está fazendo sua tarefa de casa há horas!)
Passado: Sujeito + had + verbo to be no particípio + verbo principal com –ing. Usa-se quando se quer falar de uma ação que ocorreu no passado, continuou sendo feita, mas que sofreu uma interrupção.
Exemplo:
I had been playing the most difficult roles when they offered me that trash. (Eu vinha fazendo/interpretando os papéis mais difíceis quando eles me ofereceram aquele lixo.)
Condicional: Sujeito + would have + verbo to be no particípio + verbo principal com –ing. Usamos para falar de uma ação que poderia ter sido feita de um passado até o momento em que se enuncia.
Exemplo:
She would have been shouting with me if I hadn’t told her the truth. (Ela estaria gritando comigo se eu não tivesse contado a verdade.)