Relacionada ao comércio entre países diferentes, a Teoria das Vantagens Comparativas trata de um principio que pretende explicar princípios comerciais e econômicos sobre o comércio internacional contemporâneo. Analisando razões de produtividade, custos absolutos de produção, acerto de demandas e fabricação de bens, a Teoria explica o comércio entre dois países, regiões ou pessoas, mostrando as vantagens e desvantagens desse processo no reflexo global.

Conceitos da Teoria das Vantagens Comparativas

David Ricardo Vantagens Comparativas

O principio insiste na explicação sobre o comércio, compreendendo que cada uma das partes é mais produtiva em determinada fabricação de bens em seu país. Considerando que temos uma vantagem absoluta em concentração na nossa região, onde baseamos nosso nicho de mercado, podemos nos beneficiar na especialização de nosso setor, garantindo eficiência na comercialização de nossos produtos em outros países.

Contando com essa sistemática de que um país sempre vai ter destaque em um setor produtivo apresentando vantagem sobre o outro, e vice versa, podemos estabelecer uma relação comercial sem restrições, onde a produção mundial cresce permitindo que cada país se especialize na produção de bens onde apresentar vantagens comparativas. Essa vantagem, além da facilidade de produção, vem dos custos de oportunidade, da produção de mão de obra especializada, de condições bem dispostas para aplicação, entre outros.

As produções em vantagem comparativa

O que é a Teoria das Vantagens Comparativas

A produção de um país beneficia o mercado da outra, estabelecendo oportunidades de comércio vantajosas. A produção em um país terá baixo preço final de produção, além de poder oferecer produtos de qualidade ao país com a qual trabalha seu comércio. No Brasil, podemos considerar como exemplo de vantagem comparativa a indústria automobilística nacional, que conta com aço e energia elétrica em abundância para sua produção, considerando que são matérias primas de baixo custo no nosso país.

Sendo tão prático ao mercado brasileiro trabalhar com esse tipo de produção, marcas de fora investem em ampliações e extensões de fábricas no Brasil, ampliando linhas de produção e contando com nosso trabalho no comércio. Esse comércio centrado nos pontos fortes de cada um trabalha com o melhor existente em produção, suprindo demandas a partir de custos razoáveis e com produção de qualidade.

A Teoria das Vantagens Comparativas trabalha acima do custo x oportunidade, onde temos de nos focar no setor que motiva os trabalhadores e apresenta custos mais acessíveis ao produtor e ao comprador. Conduzindo atividades no bom senso econômico, a Teoria auxilia no desenvolvimento do comércio global e apoia o mercado comercial.