Antes dos aviões, os experimentos eram realizados por balões. O primeiro balão construído também foi por um brasileiro, chamado Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Seu balão foi batizado de Passarola e conseguiu atingir a altura de 4 metros.

A façanha de conseguir voar se espalhou pelo mundo e muitos cientistas criaram outros meios como o fato ocorrido em 8 de agosto de 1709, em Lisboa, por um padre voador que realizou um voo em frente ao rei de Portugal e sua corte.  Era um instrumento que caminhava pelo ar e chegava a percorrer por dia, centenas de quilômetros.

Os balões foram cada vez mais aperfeiçoados pelos seus criadores e eram utilizados como meios de transporte, porém muitos acidentes foram registrados e fizeram com que não fossem mais utilizados como meio de transporte devido à falta de segurança.

Ao contrário, os aviões foram cada vez mais usados pelo homem como meio de transporte e a cada ano novas tecnologias eram implantadas deixando de ser um simples “hobby”, se tornando o meio de transporte mais rápido e seguro. Os aviões são usados como transporte civil e também como transporte militar.

O início da aviação teve início a partir de um experimento realizado pelo cientista chamado Alberto Santos Dumont, que pela primeira vez na história, fez uma máquina mais pesada que o ar voar.

Esse acontecimento ocorreu em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando Santos Dumont pilotou o avião de sua fabricação. Esse avião recebeu o nome de 14-Bis.  Desse momento em diante iniciava a era da aviação.

14 bis

O início da Era do Jato

Ernst Heinrich Heinkel era um alemão que adorava a velocidade. Era projetista e fabricante de aeronaves. Sua vida foi dedicada à exploração e descobertas sobre a propulsão das aeronaves. Ele fabricou o Heinkel He 178, a primeira aeronave a voar com propulsão a jato, em 27 de agosto de 1939. O engenheiro responsável pelo desenvolvimento do motor foi Hans Von Ohain e o piloto foi Erich Warsitz.

O concorde

O concorde foi o primeiro avião comercial com a utilização do jato supersônico de passageiros produzido em 1965 pela britânica British Aircraft corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Seus voos comerciais tiveram início em 1976 e terminaram em 2003.

Concorde

As viagens ao espaço

O homem não ficou satisfeito em apenas voar, mas quis visitar o espaço, com os foguetes e as naves espaciais, que trouxeram grandes benefícios, como a investigação de cinturões de irradiação e os micrometeoritos, estrelas invisíveis e satélites de telecomunicação, além de muitos outros avanços.