As ferramentas de energia hidrelétrica permitem que se obtenha energia elétrica por meio dos vários potenciais hidráulicos do país: é o caso dos rios e cachoeiras. Para que isso aconteça, torna-se necessária a construção de usinas nas regiões das águas para que se consiga elevados volumes de água. Outro aspecto importante diz respeito aos desníveis do curso de um rio para que ele tenha potencial hidrelétrico.

A água, com toda a sua força em movimento, acaba sendo vista com enorme potencial. Para tornar-se usina, passa por vários tubos específicos com muita velocidade e força. Assim, as turbinas geram a energia elétrica que abastece toda a população brasileira. Ao longo desse movimento engenhoso, a energia em potência das águas se transforma em energia mecânica no movimentar das turbinas. Um gerador movimenta a turbina e transforma a energia mecânica em energia elétrica.

De modo geral, a usina hidrelétrica é construída em espaços mais distantes de onde mora a população consumidora. E porque isso acontece? Tal fato seria explicado por vários argumentos de quem detém o monopólio desse comércio. O fato é que tal distância faz com que os valores no transporte da energia elétrica até a cidade fiquem bastante elevados. A transmissão elétrica é feita por meio de fios.

E em tempos de apagão elétrico no Brasil, o que se pode dizer sobre a eficácia e eficiência das usinas hidrelétricas? É o que você deve estar se perguntando do outro lado. Em termos práticos, a eficiência da usina hidrelétrica é alta, chegando a um percentual de 95%. Ademais, observa-se que outras fontes alternativas de energia estão sendo pensadas em função dos altos custos para criação e manutenção das usinas. O único custo baixo, nesse processo, é o combustível da água. Um custo nulo.

No Brasil, a hidrelétrica de Itaipu é a que mais recebe destaque. O motivo? Ela é a maior hidrelétrica do mundo. Hoje, as usinas dessa modalidade dão conta de quase 18% da produção da energia elétrica em âmbito mundial. Tais números apontam que não são maiores apenas do que alguns países em que o aspecto natural não permite tal possibilidade. É o caso de países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China que despontam com alto potencial hidrelétrico. Aqui no país, mais de 95% da energia elétrica produzida vem das usinas hidrelétricas.

A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio e os desníveis naturais (queda da água) ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo.

Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem.

Toda energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformador elevador.

A energia hidrelétrica apresenta certos problemas, como consequências sócio ambientais de alagamentos de grandes áreas.