Escola

A palavra “mult” vem do latim e significa pluralidade, já a palavra “seriada”, vem de série, ou seja, Multiseriada quer dizer várias séries juntas.

Como sabemos a qualidade na educação das escolas rurais não é uma das melhores, isso porque falta condições de saneamento, transporte, material, professor; tudo o que é importante para complementar a educação de um aluno. Para que os alunos continuassem seus estudos, foi criada a sala de aula Multisseriada, que é o ato de reunir todos os alunos de séries diferentes em um espaço, obrigando a única professora a lecionar para todos, independente de sua série.

A sala de aula seriada (separada por série) foi criada para facilitar a aprendizagem do aluno de acordo com sua idade e com a série que esta frequentando, lhe dando o direito de aprender melhor e com qualidade, mas infelizmente essa não é a realidade das escolas rurais.

De acordo com o Censo Escolar de 2011 o Brasil tem mais de 45. 000 escolas multisseriadas, sendo 42.000 na zona rural e 3.000 na urbana.

Escola e Alunos

Para alguns educadores a medida é muito boa e beneficia bastante o aprendizado da criança, fazendo agrupamentos produtivos e integrações, já outros professores acreditam que isso é coisa do passado, e que as crianças devem sim ser separadas por classes e aprender de acordo com seu desenvolvimento e faixa etária.

A assessoria da Secretaria Estadual de Ensino afirmou que tem dado todo o apoio educacional às escolas e aos profissionais e que as turmas multisseriadas não causam prejuízos para nenhuma das partes. Uma das intenções da secretaria, a partir dessas mudanças, é reorganizar as turmas nas escolas para evitar que umas fiquem muito cheias e outras com poucos alunos.

Os professores acreditam que o sucesso desse método vai depender da formação e do tipo de profissional, em alguns lugares, os professores agrupam crianças de 5 a 10 anos (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries) para facilitar o aprendizado, dizem que essa é uma forma de garantir o estudo dessas crianças, sendo um ali um pouco mais precário e de pouca oportunidade de estudo, em poucas palavras, se não for daquele jeito, não há como aprender. Você concorda com esse método ainda utilizado?