Calculo_PIB_verde_FamossulQuase sempre assistimos, no telejornal, reportagens sobre a oscilação, queda ou elevação do PIB. O noticiário econômico sempre utiliza esse indicador para apontar se os rumos do país caminham bem ou mal.

O significado da sigla é algo simples de se resolver: PIB é o mesmo que produto interno bruto. A grande questão, quando se fala de indicadores econômicos, é como aproximar esse conceito da população como um todo. Como torná-lo compreensível para uma pessoa leiga, que nunca fez uma faculdade de economia. E fazer com que todos entendam a importância da economia em nossas vidas. Não é apenas o meio ambiente que influencia em nosso dia a dia. A economia tem enorme influência. E a política é quem dita as regras da economia.

Para que serve o PIB

O PIB vai significar o somatório de toda a riqueza produzida por uma nação. É um índice que vai apontar se a atividade econômica como um todo, naquele país, está caminhando bem. Também está relacionado às dinâmicas de produção de bens tangíveis ou intangíveis e o consumo de todos eles. Se analisarmos pelo aspecto da produção, teremos que avaliar como está a produção nas empresas do setor primário (extrativismo e agropecuária), setor secundário que diz respeito à indústria e o setor terciário que corresponde ao comércio e venda de serviços. Como cada um desses setores está se desenvolvendo? Há produção de riquezas? De lucros? Se há lucros, há mais empregos e desenvolvimento social.

Do outro lado, para entender o PIB, também analisaremos o consumo. As famílias, o governo e as principais instituições do país estão em boas taxas de consumo? Há poder de compra? Como se analisa o investimento nos diferentes mercados? Ou ainda como anda o equilíbrio da importação e exportação das mercadorias?

crescimento-do-pib-2Ficou claro que o PIB é analisado sob vários aspectos, para só a partir disso podermos afirmar se houve elevação desse índice? Ou mesmo se o país está com a economia ativa? A saúde das empresas, como anda? E o enorme mercado consumidor, está sendo satisfatório?

Para alguns estudiosos do assunto, há ainda algumas críticas em relação à análise do PIB. Uma delas diz respeito ao fato do PIB não ser analisado de forma separada para empresas nacionais e empresas estrangeiras que estão funcionando no país. Outra crítica vai tocar no fato desse índice fazer análises apenas dos aspectos relacionados ao crescimento econômico e não em relação ao desenvolvimento do país, que está diretamente relacionado à qualidade de vida e distribuição de renda. Uma análise que não enxerga os impactos sociais vivenciados por cada nação.

Mesmo que ainda existam essas discordâncias, ficou claro para você que o PIB tem enorme relevância em sua vida? É ele quem aponta os rumos que o barco da sua nação, estado ou município está tomando. Estando mal, também será necessário verificar as falhas e procurar melhorias. Se os governos não fazem isso, cumpre ao povo cobrar por tais ações.