O bairro onde eu moro tem ruas movimentadas, pessoas caminhando, padaria, mercado, lojas, bancos, escolas e muito mais. Mas você sabe o que é um bairro?

Podemos defini-lo como o conjunto de quarteirões e suas construções, ruas, praças, avenidas, mercados, lojas, prédios e seus veículos circulantes. Esse é um típico bairro urbano.

Tipos de bairros

Há vários tipos de bairros. Existem aqueles com muitas moradias, outros com apenas lojas, outros com muitas indústrias, etc. Cada bairro foi construído para determinada finalidade e possui a sua história. Existem aqueles bairros em que não há grandes construções, pois possuem apenas plantações com muitas árvores, flores, animais e um ar puro, bem típico dos bairros rurais. Existem os bairros urbanos e rurais, sendo que nos das cidades ainda encontramos os bairros residenciais, comerciais, industriais e os bairros mistos.

Bairro

O conjunto deles forma as cidades. Sendo assim, todas as cidades são divididas pelos bairros e cada bairro possui uma história diferente. As construções e os bairros vão surgindo de acordo a necessidade de seus moradores. As ruas vão se ampliando, o comércio surge com a necessidade de compra das pessoas, as escolas para as crianças, amplia-se também o serviço de transporte e ao decorrer dos anos o bairro se transforma e a cidade cresce.

O centro das cidades

Geralmente, o bairro central costuma ser o bairro mais antigo, ou onde a cidade teve o seu início. Como é o caso da cidade de São Paulo em que o centro da cidade possui construções muito antigas, e cada pessoa das ruas e das construções possui a sua história. No centro de São Paulo, temos o marco zero da cidade, e as ruas e avenidas dão o seu início a partir desse marco. Portanto, dizemos que a numeração das ruas parte dele e cresce do centro para o bairro. O centro da cidade de São Paulo possui belíssimos monumentos e casarões, como o Teatro Municipal, os antigos cinemas, os bares que marcaram a história, e as ruas como Rua Quinze de Novembro, Rua 25 de Março, Rua Direita, Ladeira Porto Geral, Ladeira General Carneiro e todas contam as suas histórias e tradições.

Centro SP

Atualmente, o centro de São Paulo está abandonado pelos governantes, um descaso com a sociedade, a região central se tornou muito perigosa em razão dos ataques de moradores de ruas e marginais.

Outro lugar que retrata e resgata a história de um povo é o centro da cidade de Salvador, na Bahia, onde está localizado o bairro do Pelourinho.