Há 23 anos, exatamente no mês de junho, entre os dias 3 e 14, os debates sobre desenvolvimento sustentável e clima fizeram do Rio de Janeiro o palco de mudanças, que muitos países se comprometeram a realizar, através da ECO-92.

As bases da ECO-92 foram estruturadas por meio da conferência realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972. A diferença para o evento organizado na cidade maravilhosa era comparar os avanços alcançados desde a década de 1970 e apontar o que precisava ser feito para se chegar ao desenvolvimento sustentável, principal marca para o novo modelo de crescimento.

Desenvolvimento sustentável com a ECO-92

A preservação de recursos naturais pela ECO-92, com a utilização consciente, faz com que países em desenvolvimento caminhem para um progresso diferente dos países desenvolvidos. A diferença se dá primeiro pelo grau de responsabilidade, já que os evoluídos economicamente contam com mais compromissos do que os subdesenvolvidos.

Rio 92

A relevância da convenção, além de propor técnicas desafiadoras, se dá pelo número de Chefes de Estado que estiveram presentes no Rio de Janeiro, que somaram representantes de 117 países, demonstrando a preocupação de diversas nações para as questões climáticas e ambientais.

Importantes convenções aprovadas pela ECO-92

Foi adotada no ECO-92 a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com isso, as principais mudanças foram estabelecidas por meio dos acordos firmados entre os países. Os principais tópicos são:

1 # – A agenda 21

A agenda 21 é um acordo entre 179 países, cuja finalidade é elaborar estratégias que possam melhorar as práticas para o desenvolvimento sustentável. Neste documento estão os planos de ações para modificar os padrões de consumo prejudiciais à natureza. No total, somam-se 2500 recomendações que se caracterizam por novas formas de pensar e agir.

2 # – Declaração do Rio

Este documento afirma a soberania de cada nação em cumprir com os acordos propostos. Além disso, há princípios que reforçam as práticas do ativismo ambiental e verde.

ECO92

3 # – Diversidade Biológica

O objetivo é fazer com que os tratados elaborados sejam cumpridos pelos países signatários. Com isso, as responsabilidades em relação à conservação da diversidade biológica ficariam a cargo de cada país, assim como a utilização sustentável.

4 # – Clima

A maneira de evitar alterações no sistema climático é estabilizando as emissões dos gases poluentes. Algumas das consequências do efeito estufa são:

• Elevação do calor do planeta;
  • Derretimento de calotas polares; e
  • Qualidade do ar comprometida.