Também conhecido apenas por Llanfair PG, trata-se do local com o nome mais comprido do Reino Unido.

Localizada na ilha Anglesey, no País de Gales, seu nome inteiro é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllantysiliogogogoch e não despertaria tamanho interesse se não fosse pela peculiaridade do seu nome.

No entanto, a partir disso, o local é capaz de aguçar algumas curiosidades e é sobre isso que falaremos nesse texto.

Confira conosco o que há de mais excêntrico nessa região e o que poderá fazer com que você se empenhe para um dia conhecer esse local.

Curiosidades de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllantysiliogogogoch

Curiosidades de Llanfairpwllgwyngyll

1# – Número de letras – Ao todo, o nome inteiro Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllantysiliogogogoch possui 58 letras (no alfabeto galês são 51, pois ll e ch contam como letras únicas) garantindo o posto de local com nome mais cumprido no Reino Unido e um dos maiores de todo mundo.

2# – Significado Trata-se de uma palavra de origem galesa que em inglês significa “St Mary’s church in the hollow of the white hazel neara rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave”, que em português significa “igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

3# – Também conhecida como – Em placas de estrada o nome da localidade aparece abreviado como Llanfairpwllgwyngyll. Em mapas pode ser encontrado como Llanfair pwllgwyngyll. Para a sua população, pode variar entre somente Llanfair ou Llanfairpwll.

4# – Paixão futebolística – O time de futebol da região ostenta o curioso e exótico nome Clwb Pe Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllantysiliogogogoch Football Club.

5# – Um pouco da história do nome – Inicialmente a região levava o nome de Llanfair Pwllgwyngyll e, após o século XIX, numa busca por incentivar o turismo para a região, o nome foi alterado para o que conhecemos hoje. O que deu muito certo, pois, até os dias de hoje, sua maior atração continua a ser o nome extremamente cumprido e, por que não dizer, absolutamente curioso.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwlllantysiliogogogoch

Importante frisar que o nome não é a denominação totalmente autêntica da região, mas algo que foi criado na década de 1860, por um alfaiate que morava por lá, para elevar a região a condição de maior nome do Reino Unido, podendo ser colocado como uma das jogadas de marketing mais antigas que já pôde ser verificada. Ainda mais se considerarmos que deu extremamente certo, já que, como já frisamos, seu nome é o principal motivo de visitas na localidade.

Tamanho apreço pela condição marketeira da localidade começou a ser verificado quando, em 1915, a região foi escolhida para a primeira reunião do Instituto Feminino Britânico.

Desde então, viagens para conhecer o maior nome do Reino Unido são cada vez mais frequentes.

6# – Um pouco da história do território – Essa região foi ligada ao restante do País de Gales, em meados de 1826, com a construção da ponte suspensa de Menai.

Vinte e quatro anos mais tarde, em 1850, a vila também acabou ligada com Londres, pela construção da ponte Britannia e de uma linha ferroviária no norte de Gales.