CAMPO ELÉTRICO

Para uma melhor compreensão, façamos uma comparação entre o campo elétrico e o campo gravitacional da Terra.

A massa M da Terra cria em torno de si o campo gravitacional . Um corpo de massa m próximo da Terra fica sujeito a uma força de atração gravitacional (a força peso) decorrente da ação de sobre m. 

Uma carga Q origina em torno de si um campo elétrico. Uma carga de prova q, colocada nessa região, fica sujeita à ação de uma força elétrica

região influenciada pela presença da carga elétrica Q, não dependendo da presença da carga de prova q nesses pontos para a sua existência. A carga de prova q é utilizada somente para a verificação da existência do campo elétrico num determinado ponto da região.

Em conclusão: existe uma região de influência da carga Q onde qualquer carga de prova q, nela colocada, estará sob a ação de uma força de origem elétrica. A essa região chamamos de campo elétrico.

VETOR CAMPO ELÉTRICO

Considere uma carga Q criando em torno de si um campo elétrico. Colocando-se num ponto P dessa região uma carga de prova q, esta fica sujeita a uma força elétrica . A definição do vetor campo elétrico é dada pela expressão: 
   

Características de vetor campo elétrico:
 
               
    
a) Intensidade: 
      A unidade de medida de, no Sistema Internacional, é o N/C.

b) Direção: a mesma direção da força.

c) Sentido: pela expressão = q, podemos associar o sentido do campo elétrico ao da força elétrica. Assim:

1) Se q > 0,e têm o mesmo sentido. 
            

2) Se q < 0, e  têm sentidos contrários.