Aproximação Inicial:

  • A aula pode ser iniciada com um vídeo, reportagem ou fotos em Data Show com fotos da periferia, moradores de rua ou pessoas que sofrem com a fome.

Objetivo:

  • Demonstrar os benefícios de uma sociedade mais igual.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância do tema.
  • Mostrar que desigualdade gera violência.

Procedimentos:

  • Levantar o tema em debate e questionar os motivos da desigualdade existente em todos os países e em todos os regimes sociais. (Observação importante: Mesmo no socialismo, existe a presença marcante da desigualdade social entre quem governa e quem é governado, além da desigualdade entre socialistas e capitalistas).
  • Após levantar as opiniões dos alunos sobre os motivos da desigualdade, questionar as formas de combater e por que combater?.
  • Explicar que a desigualdade gera violência. Pois todos os animais, desde o mais simples até o mais inteligente que se sente prejudicado, sem condições e acuado, tende a violência.
  • A igualdade entre os animais, seja ele homem ou qualquer outro, é fundamental para minimizar a violência e humanizar a sociedade. Partindo dessa premissa, sabemos então que a desigualdade gerada hoje, pode gerar os marginais de amanhã.
  • Partindo desse ponto, levantar com os alunos as ações que já estão sendo feitas e o que ainda pode ser feito.

Avaliação:

  • Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Elaborar testes e exercícios avaliativos sobre os temas: A desigualdade em nossa cidade; A violência do futuro X Sociedade do agora; O que você faz pela sociedade.