Dificuldades da língua

1. A domicílio e em domicílio

As duas construções são corretas, mas com verbos diferentes.

a) A domicílio – Só pode ser usada com verbos que tenham o adjunto adverbial de lugar associado à preposição a: chegar, ir, voltar, retornar. Função sintática da expressão “a domicílio”: adjunto adverbial de lugar.

b) Em domicílio – Só pode ser usada com verbos que tenham o adjunto adverbial de lugar associado à preposição em: Função sintática da expressão “em domicílio”: adjunto adverbial de lugar.

2. Fazer com que ou fazer que?

O verbo fazer é transitivo direto; por isso, não aceita preposição. A construção “fazer com que”, embora comum em textos jornalísticos e até literários, é condenada pela norma culta da língua.

3. Capaz e provável

O vocábulo capaz não é sinônimo de provável, possível. Veja a diferença:

a) Capaz – Que tem capacidade; que tem competência ou aptidão; competente.

b) Provável – Que apresenta probabilidades de acontecer; que tem aparências de verdadeiro; verossímil.

4. Através e por meio

O uso de através em lugar de por meio, por intermédio é condenado pela norma culta. Veja a diferença de significados:

a) Através – De lado a lado; atravessadamente; transversalmente.

Através de – De um para outro lado.

b) Por meio de – Por intermédio de; pelo emprego de; mediante.

5. Súbita e subida

a) Súbita – Que ocorre ou surge sem ser previsto; repentino, inesperado. Veja exemplos:

Ele foi acometido de um mal súbito.

Naquela ano, uma paixão súbita tomou conta de mim.

b) Subida – Em sentido figurado, significa que excede os outros; elevado, celso, excelso.

Subida honra – Elevada, grande honra.

6. Maltrato e maus-tratos

a) Maltrato – Forma do verbo maltratar (tratar com violência, com palavras rudes; tratar mal; receber mal.

b) Maus-tratos – Só existe no plural. Imposição de trabalho excessivo ou impróprio ou abuso de meios corretivos ou disciplinares a quem se acha sob autoridade de alguém.

7. Em dias ou em dia?

A expressão correta é “em dia” (invariável), no sentido de sem atraso; pontualmente; bem informado; atualizado.

8. Sem fundo e sem fundos

a) Sem fundo – Sem suporte para sustentação; sem fundamento.

b) Sem fundos – Sem provisão em dinheiro. Exemplo: Cheque sem fundos.