Não importa se você é estudante, trabalhador, desempregado, aluno de escola, de faculdade ou seja lá o que for. A verdade é que todos os anos você confere no calendário e espera pelos tão amados e esperados feriados espalhados pelos meses do ano. Isso porque não há nada melhor do que um pequeno dia de folga – que pode ser uma grande ponte com vários dias, como Carnaval – no meio da semana para recarregar as energias.

Porém, você sabe qual a origem dos feriados, que são tão famosos e esperados aqui no Brasil? Caso não saiba, continue lendo e confira.

História das antigas

Você sabe qual a origem dos feriados

O feriado não é uma criação moderna e a tradição vem lá da Antiguidade. Naquela época as datas tinham a importante função de demarcar a passagem do tempo ou mesmo a celebração de algum fato que tivesse um significado importante.

Mas mais ainda, os feriados também tinham a função de estabelecer um momento – extremamente necessário – de ruptura com a rotina e com o mundo cotidiano. Para se ter uma ideia, durante a Idade Média era normal vários eventos carnavalescos serem organizados no período que antecedia a quaresma.

Tanto na Grécia antiga quanto na civilização romana, eram comuns os feriados que celebravam deuses e divindades com celebrações praticamente todas as semanas. E foi assim que durante muito tempo os feriados estiveram sempre relacionados com práticas religiosas, ou seja, eram sempre relacionados a fé das pessoas de alguma maneira.

Mas a associação dos feriados com celebrações e acontecimentos religiosos só foi deixada um pouco de lado e ganhou novas formas com a revolução francesa. Foi com ela que os franceses oficializaram a data 14 de julho como o dia de comemoração da queda da Bastilha. Esse foi considerado o primeiro feriado de natureza civil criado no mundo.

Origem dos Feriados

E foi a partir daí que começaram a surgir – ainda que muito lentamente – novos feriados que eram considerados laicos. Por exemplo, no decorrer do século 19, com o desenvolvimento do capitalismo industrial, houve a ascensão das lutas entre a classe burguesa e operária. E foi dessa tensão que surgiu o feriado de 1º de maio, que foi marcado por manifestações de trabalhadores ao redor do mundo.

A partir daí os feriados ganharam diversas formas e datas ao redor do mundo. Basta observar no Brasil, onde todos os meses existe alguma data para fazer uma pausa e aproveitar o dia fora do trabalho, seja ele o Carnaval, a Páscoa ou o Tiradentes.

E a grande verdade é que, tirando os comerciantes, praticamente todo mundo gosta de um bom feriado. Afinal de contas, nada melhor do que ter uma pausa no meio da rotina corrida do dia a dia, não é mesmo?