Todo mundo que já foi em um casamento ou até mesmo quem nunca frequentou um casório sabe que o tradicional – e praticamente a regra – é que a noiva se case de branco, tendo esta cor restrita a ela no grande dia, o que faz com que os convidados não possam escolher a cor para seus trajes na ocasião.

Por ser algo já enraizado na sociedade, muita gente nem imagina que nem sempre foi assim e nem sempre o branco foi algo obrigatório e tradicional para uma noiva. E é exatamente para explicar como surgiu essa tradição e porque noivas hoje (quase) sempre se casam de branco é que nós trouxemos um pouco mais sobre essa história para você.

Uma verdadeira tradição: como as noivas começaram a se casar de branco

por que noivas casam de branco

A verdade é que nem sempre o branco para o vestido de noiva foi uma unanimidade e muito menos uma tradição. Na Idade Média, por exemplo, o que importava não era a cor do vestido, que poderia ser da escolha da noiva, mas sim o luxo do mesmo. Isso porque naquela época os casamentos eram realizados como uma forma de fazer alianças comerciais vantajosas, ou seja, naquela época, o vestido da noiva nada mais era do que uma maneira de demonstrar as posses da família.

Já na Renascença a cor preferida das noivas era o preto. Isso porque naquela época essa era a cor que representava a religiosidade e também a obediência à Igreja, sendo assim a escolha das noivas para subir ao altar.

A verdade é que há algumas controvérsias quanto à época em que os vestidos brancos começaram a ser usados por noivas e se tornaram uma tradição que perdura fortemente até hoje. Alguns historiadores atribuem o título de pioneira à rainha da Escócia Mary Stuart, no século 16, outros dão o título a rainha Maria Médice da França, do século 17.

Você sabe por que noivas casam de branco

Independente da origem, o que realmente sabemos é que quem tornou o vestido de noiva branco popular a ponto de se tornar uma tradição foi a rainha Vitória da Inglaterra se casar em um modelo branco de renda feita a mão no século 19. Mais ainda, a rainha Vitória é conhecida por ser a primeira nobre a se casar por amor e não por uma mera aliança comercial e também tornou uma verdadeira moda – e também tradição – o uso do véu e de um buquê composto por pequenas flores brancas.

A partir daí a cor se tornou popular e utilizada por todas as noivas, não só da realeza e da nobreza, mas também por noivas plebeias, sendo utilizada por noivas até hoje.