Entrar numa universidade é um grande passo na vida de um estudante. Além de ser um dos últimos desafios frente ao seu espaço no mercado de trabalho, é no momento de entrar na faculdade que o estudante adquire a percepção de sua carreira profissional ideal, traçando o caminho específico ao que pretende de seu futuro.

Mas eis que entrar na universidade não conta apenas com uma boa nota no vestibular. Além das novidades de cenário, que contam com um ambiente oposto ao que estamos acostumados na escola, a universidade é um espaço com recepção especial ao calouro, que conta com seu primeiro ano de curso como seu ano de “bixo”.

O bixo nada mais é do que o calouro, que está passando seu primeiro ano de graduação e é visto como “novato”. Aos bixos de todos os cursos, a recepção por parte dos alunos antigos, ou veteranos, é feita através de diferentes formas. Conheça algumas das melhores dicas aos bixos de todos os cursos e faculdades do Brasil, garantindo uma experiência incrível do começo ao fim de sua vida acadêmica.

Trotes

bixo

Os trotes são como rituais de “iniciação” do bixo na universidade. Aplicados pelos veteranos, os trotes podem consistir em diferentes planos, como as comuns ovadas e sujeiras coletivas, trotes solidários (com doações de sangue coletivas, entre outros), ou brincadeiras relacionadas ao curso no qual o estudante está ingressando.

Nos trotes mais comuns, os alunos pintam a cara, mancham suas roupas, tomam ovadas acompanhadas de farinha e muitos outros ingredientes mirabolantes e saem, segundo a supervisão dos veteranos, pelas ruas ao redor da universidade para fazer atividades bizarras como pedir dinheiro no semáforo, dançar em público, entre outros. Os planos de trotes são acordados entre os veteranos, na maioria das vezes.

Dicas ao calouro

Trote

Respirando fundo após o trote, o começo é sempre essencial: Dedique-se às aulas, preste atenção, faça anotações e pergunte tudo que julgar necessário. Tratando-se de seu desenvolvimento profissional, todo cuidado é pouco, e quanto mais informado e atento você estiver, mais fácil será atuar na sua área quando chegar a hora de entrar de cabeça no mercado de trabalho.

Lembre-se que nem tudo é apenas pelo diploma: É importante estar motivado no curso de sua escolha, garantindo que vá aproveitar cada segundo do curso e desfrutar dessa experiência. Participe das atividades, interaja com outros estudantes, aplique-se nos estudos e aproveite com intensidade a sua vida acadêmica!