Colégio Web

Saiba qual é o objeto que mais tem bactérias dentro de casa

São diversos os objetos que temos dentro de casa repleto de bactérias, e você pode até mesmo se surpreender.

Publicidade

Utilizamos diversos objetos em nossa casa, e muitos são repletos de bactérias que podem gerar problemas sérios para a nossa saúde, apesar disto, o objeto considerado mais rico em bactérias que temos em casa é a esponja de cozinha. As esponjas estão constantemente úmidas e com restos alimentares como as principais e mais relevantes causas para este resultado.

Saiba qual é o objeto que mais tem bactérias dentro de casa

Em números, são nada menos do que 54 bilhões de células bacterianas que existem por centímetro quadrado, o que é praticamente o mesmo tanto encontrado nas fezes humanas. E a cozinha toda, possui muito mais bactérias do que o banheiro, a maior parte disto, é espalharmos micro-organismos no recinto ao lavar a louça e utilizamos as esponjas.

Não é necessário entrar em pânico e querer jogar suas esponjas fora, já que elas auxiliam e muito na limpeza, mesmo assim é interessante as trocar com uma boa frequência, as bactérias fazem parte do dia a dia, tano que existem no corpo humano praticamente em mesma quantidade das nossas células. O que devemos ficar preocupados é com as bactérias que são nocivas para a nossa saúde.

Quais são as bactérias mais comuns encontradas nas esponjas?

Saiba qual é o objeto que mais tem bactérias dentro de casa

As bactérias mais comuns encontradas nas esponjas são da família Moraxellaceae, que são em torno de 36% delas, bactérias de pele humana que deixamos no objeto ao manusear o mesmo. Em princípio elas não geram riscos para a saúde, mas mesmo assim poderão gerar micro organismos patógenos e que são inclusive prejudiciais para a saúde.

Não adianta se tentar higienizar as esponjas utilizando água quente, ou colocar no forno de micro ondas, apesar do prolongamento da vida útil deste objeto, as bactérias mais nocivas para a saúde são mais resistentes. Com isto a tentativa de limpeza pode fazer com que o ambiente se torne favorável somente para a proliferação das espécies, e por isso é interessante trocar a esponja com uma maior periodicidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados