Colégio Web

Saiba o que é preciso fazer para ser astrônomo

É preciso gostar de disciplinas que tradicionalmente são odiadas por muitos, como matemática e física.

Publicidade

Muitos jovens acabam se tornando fascinados pelos mistérios do espaço. Afinal de contas, apesar de já sabermos muito sobre as coisas que estão ao nosso redor, ainda existe muito a ser descoberto. E as últimas décadas vem registrando um aumento considerável na procura de cursos relacionados.

Saiba o que é preciso fazer para ser astrônomo

Outra boa notícia para os brasileiros que estão pensando em seguir essa careira está no fato que a astronomia brasileira também cresce consideravelmente. No ano de 2009 o Brasil teve o Ano Internacional da Astronomia, que foi comemorado no país inteiro. No mesmo ano aconteceu por aqui Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que reuniu mais de 2500 astrônomos de todo o mundo.

“O Brasil está sendo cada vez mais requisitado a co-patrocinar experimentos internacionais. Com isso, podemos participar de grandes projetos”, explica Hélio Rocha Pinto, coordenador do curso de astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para que os estudantes possam se tornar bons astrônomos é preciso dominar algumas áreas consideradas chaves. O cálculo está presente no cotidiano de qualquer pessoa que trabalhe na área. Por isso, é fundamental que os estudantes realmente consigam dominar a matemática. Além disso, é fundamental ter sólidos conhecimentos de física.

Saiba o que é preciso fazer para ser astrônomo

Os especialistas em astronomia afirmam que é preciso mais do que simplesmente ter se saído bem nessas disciplinas, é fundamental ter uma identificação especial com a ciência dos números e com a física de um modo geral. Além disso, a nova geração que cresceu diante dos videogames e também dos programas de computador podem acabar tendo vantagens, uma vez que o contato do astrônomo com o processamento de imagens é cada vez maior e a habilidade exigida é semelhante à dos games.

Para quem quer cursar faculdade de astronomia, o curso pode ser encontrado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, nas respectivas instituições federais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados