Se você é um vestibulando provavelmente está se preparando para o vestibular o ano todo e mal espera pelo famoso dia de ver o seu nome da lista de aprovados de uma universidade, parar de estudar os assuntos do ensino médio e começar uma carreira. Então, para você, o manual do candidato é o mais novo melhor amigo do vestibulando.

A importância do manual

No manual consta diversas informações de extrema importância para o candidato. Ele é extremamente útil tanto para o vestibulando que já está decidido no seu curso e universidade de escolha e desejo, quanto para o vestibulando que está ainda em dúvida sobre essa decisão tão difícil e decisiva a ser tomada.

Para o vestibulando que ainda está em dúvida, o manual do candidato deverá constar informações de todos os cursos oferecidos pela universidade, estatísticas de provas anteriores e também informações relevantes sobre a própria universidade.

Cada universidade possui seu próprio manual com informações diferentes sobre sua prova e seus cursos e sua universidade. Portanto a leitura do manual pode ser decisiva  para a tomada de decisão tanto de curso quanto de universidade.

manuais de candidato

E para o candidato que já escolheu seu curso e sua universidade, a leitura é de suma importância na hora de saber todos os detalhes sobre a prova e sobre a universidade que tanto deseja.

O candidato que estiver prestando o vestibular em diversas universidades diferentes deverá ler com cuidado o manual de cada uma delas, uma vez que as provas são diferentes e cada uma merece o seu cuidado.

Principalmente se o candidato estiver prestando em estados diferentes do Brasil, pois as provas costumam ser parecidas dentro do mesmo estado, e diferentes de estado para estado. Por exemplo, a prova da UNESP pode ser considerada parecida com a prova da FUVEST ambas no estado de São Paulo, enquanto ambas as provas são bem diferentes da prova da UEM, e a mesma pode ser considerada parecida com a prova da UEL, e ambas são universidades do Paraná.

Sobre o manual

manual do candidato

No manual, constará informações sobre o calendário da universidade referente aos vestibulares (data de inscrição, de provas e resultados), sobre o sistema de cotas da universidade, divulgação de locais de prova, sobre as provas, sobre os valores e avaliações das provas, sobre os resultados, sobre a matrícula, entre diversas outras informações.

Os manuais costumam ser extensos e estar disponíveis no site da universidade online.

Cada universidade possui um manual diferenciado, até porque cada prova é diferente e precisam de cuidados especiais dos alunos.

Universidades que possuem como sistema de seleção de candidatos para suas vagas o SiSu  não possuem manual de candidato, uma vez que sua prova de seleção e a prova do ENEM e o aluno que quiser saber mais informações sobre essa prova, poderá encontrar no site do INEP.