Colégio Web

Navegador ou Browser – Navegador de Internet

Conheça os navegadores mais usados entre os internautas. Chrome, Firefox, Opera, Safari e Internet Explorer fazem parte do hall dos populares.

Publicidade

O que é um Navegador de Internet? Também conhecido como Browser/web browsers, qual a sua utilidade? Traduzindo a expressão temos: “olhar páginas de um registro, livro ou revista”. Portanto, os browsers são aqueles mecanismos que permitem ao usuário ver os arquivos e documentos no formato de HTML (servidor web de acesso a Internet), mais conhecida como World Wide Web (WWW).

Navegador WWWÉ usado um protocolo HTTP que passa as informações para os “ficheiros”. Estes últimos são identificados como URL. Existem também os navegadores que são mais comuns como: HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc. e os mais atuais são: FTP, HTTPS.

Sua principal função é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado. O que acontecia é que muitas vezes ele não suportava tais arquivos e por isso foram criados outros navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML.

Browsers mais usados

Internet Explorer
Desenvolvido pela Microsoft, o IE está sendo usado por quase 80% dos computadores em todo o mundo. Funciona bem no Windows e Mac e tem a importante vantagem de já vir instalado no próprio Windows, o que facilita no manuseio.

Firefox
Esse browser foi desenvolvido em código aberto pelos organizadores da Fundação Mozilla. Está entre os principais programas de software livre do mundo contemporâneo. É bem adequado para sistemas Linux e Windows. O uso de software livre é bem visto pelos estudiosos da Informática, pois estes acreditam que tal condição facilita para que as questões de poder econômico não sejam tão preponderantes no meio.

Safari
É um navegador que foi desenvolvido com objetivo específico para a Apple, mas também já foi disponibilizada uma versão para o Windows.

Opera
É um browser pouco comentado, mas considerado um dos mais rápidos em vários aspectos de navegação. É gratuito e o tamanho dos arquivos de instalação bem pequenos.

Chrome
O Chrome foi o primeiro navegador lançado pelo Google e contou com muitos comentários nos primeiros meses de uso. A adaptação junto aos usuários foi bem rápida. Bastante moderno, trouxe inovações em relação aos concorrentes e procurou superá-los em alguns recursos e na própria interface. Os pesquisadores explicam que o Chrome foi desenvolvido inicialmente para atender as demandas de serviços do Google em função das falhas de outros navegadores. Acabou ganhando forma e atingindo outras demandas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados