Muita gente foi aos cinemas no início da última década para assistir a trilogia de Senhor dos Anéis, e especialmente, para ver em ação um dos magos mais queridos e famosos de todos os tempos: Gandalf, o cinzento (que depois virou o branco).

O personagem carismático e simpático também ressurgiu nos cinemas na trilogia mais recente do Hobbit, que chegou aos cinemas com foco em Bilbo Bolseiro e que teve Gandalf e outros magos como figuras centrais da trama.

Mas muitas pessoas devem se perguntar depois de ver estes filmes sobre um mundo fantástico: será que é verdade que os magos existem mesmo? Pois para responder a esta pergunta nós convidamos você a ler este artigo até o fim.

O mago moderno

Paulo Coelho Mago

Apesar de ser uma figura muito ligada aos tempos medievais, o fato é que o mago existe nos tempos modernos, tendo diversos exemplos de praticantes de magia nos dias de hoje.

O mais famoso mago da atualidade é sem sombra de dúvidas Paulo Coelho, o escritor e compositor, que viveu uma dupla importante com Raul Seixas nos anos 1970 e que depois se tornou o autor de verdadeiros Best-sellers universais da literatura.

No entanto, há outros magos nos dias de hoje, que estudam os preceitos da magia em todos os seus níveis e que praticam tudo por meio dos conhecimentos das forças da natureza e do controle exercido pelo espírito.

Magos famosos que comprovam que eles de fato existem

Para comprovar que os magos realmente existem nós devemos olhar para a História da humanidade, que é repleta de nomes importantes que exerciam a magia, tanto branca, quanto negra.

Um dos mais famosos é um mago moderno, que também era considerado um bruxo, Aleister Crowley, que viveu da segunda metade do século XIX até a primeira metade do século XX.

Além dele, há outros exemplos de magos famosos, como o grande mago Merlin, que para muitos é considerado como sendo um mito, mas que para outros tantos realmente existiu e deixou ensinamentos de magia importantes.

O que diferencia um mago de um bruxo?

O mago é um praticante de magia branca em sua grande maioria, sendo que para muitos, quando ele pratica magia negra, acaba se tornando um bruxo.

Além disto, o mago também é muito diferente da figura arquetípica tradicional do bruxo pelo fato de que se trata de um estudioso, que está sempre lendo livros para incrementar ainda mais suas magias e para aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

Melquesedec

Escolas de magia

Atualmente há muitas escolas de magia que ensinam pessoas a se tornarem verdadeiros magos, para que estas possam ajudar aos outros e a si mesmas com base nos conhecimentos das forças que governam o universo.

Uma das mais famosas escolas de formação de magos na atualidade no Brasil é a Ordem de Melquisedeque, que se baseia na mítica e nebulosa figura de Melquisedeque, o rei de Salém que teria abençoado Abraão, entre outras coisas e que teria sido um sacerdote aprovado por Deus.