A escolha da carreira é uma decisão muito difícil para a maioria das pessoas; poucas já sabem desde pequenas o curso que irão cursar na faculdade.

Não bastasse a dificuldade dessa decisão (que é exigida muito cedo na vida dos jovens), há outra questão importantíssima que devem ser pensadas com cautela: a escolha da universidade. Faz muita diferença ter um diploma de uma universidade respeitada e de qualidade; é ela que irá fornecer as melhores ferramentas para o sucesso e destaque dos seus alunos.

Para não errar na escolha da universidade, listamos algumas dicas que você poderá seguir. Pesquise bem e boa sorte!

Conheça o curso da Universidade

Universidade Como escolher

Conhecer o curso significa pesquisar se o projeto pedagógico que aquela universidade oferece condiz com as suas expectativas; mesmo que o curso seja o mesmo, sua estrutura pode variar muito de universidade para universidade.

Assim, você conhecerá a grade curricular (matérias por semestre/ano) do seu curso, como são as avaliações naquela universidade etc.

Verifique a estrutura

Você pode até achar que não, mas com certeza irá passar horas e horas na biblioteca da sua universidade, ou nos laboratórios, quadras esportivas etc. Se a universidade não possui a estrutura ideal, o aprendizado do aluno poderá ser muito prejudicado.

Afinal, que seria de um estudante de jornalista sem um estúdio de fotografia, rádio e tv? O que seria de um estudante de medicina sem os laboratórios e demais equipamentos? A estrutura é importante e deve ser levada em conta na sua escolha.

A questão da estrutura também engloba a “qualidade” dos professores. Quanto mais professores com mestrados e doutorados, melhor. Isso significa que eles estão mais do que preparados para lhe passar conhecimentos e experiências.

Pesquise, pesquise e pesquise

Não basta navegar nos sites das universidades para tomar sua decisão pela melhor. Afinal, esses sites só irão lhe fornecer informações agradáveis e tentadoras.

Por isso, pesquise se essa universidade é reconhecida pelo curso que você procura, veja a opinião da imprensa sobre ela. Essa universidade era uma referência no seu curso até, hipoteticamente, 2010. Será que continua com a mesma qualidade?

Assim, conheça o outro lado da moeda, tenha referências. Existem rankings confiáveis que listam as melhores universidades para cada curso. Vale a pena dar uma olhada!

Oportunidades extracurriculares

Como escolher Universidade

Outras questões que podem ser de grande importância na escolha pela universidade é se ela oferece bolsas de intercâmbio, convênios de estágio e com empresas, incentivo à pesquisa e iniciação científica etc.

Outras questões

Localização, mensalidade e empregabilidade são outras questões não menos importantes que devem ser pensadas e comparadas. Procure saber se os ex-alunos estão trabalhando e quais as suas referências da universidade.

Além disso, busque saber onde os profissionais de destaque do seu curso se formaram. Eles servirão como uma ótima referência!