Colégio Web

Confira alguns mitos sobre o sono

Algumas “verdades” nem sempre são tão verdadeiras assim...

Publicidade

Todo mundo sabe que dormir é fundamental para a manutenção da saúde. O próprio corpo faz questão de avisar, uma vez que as pessoas simplesmente não conseguem ficar muito tempo sem descansar por algumas horas do dia. Mas nem tudo o que se afirma sobre o sono é verdade.

Confira alguns mitos sobre o sono

Confira alguns dos mitos relativos ao sono que todo mundo já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida.

Todos devem dormir 8 horas por dia

Este é um dos mitos mais consolidados em relação ao sono que muitos simplesmente não discutem mais. Mas a verdade é que nem todo mundo precisa necessariamente dormir oito horas por dia. A necessidade de sono acaba variando de pessoa para pessoa, sendo que influencias genéticas podem ser determinantes no processo.

Portanto, a quantidade de sono que uma pessoa precisa sempre será aquela que permite com que as pessoas fiquem acordadas, em alerta e focado durante o dia.

Café tira o sono de noite

Confira alguns mitos sobre o sono

Mais uma vez, isso depende de organismo para organismo e não deve ser levado como uma regra geral. De uma forma geral, algumas pessoas que podem ser mais sensíveis a cafeína podem acabar tendo mais dificuldade para dormir depois de uma xícara de café durante a noite, mas nem sempre isso é verdade.

Atividades físicas são prejudiciais para o sono

Não existe uma comprovação científica de que as atividades físicas sejam boas ou ruins para as pessoas em relação ao sono. Mas é necessário sim que as pessoas tenham um tempo para desacelerar o corpo antes que elas deitem para dormir.

Pessoas mais velhas precisam de menos tempo de sono

Esse é um mito, pois as necessidades de sono costumam se estabelecer na casa dos 20 anos. O que acaba mudando é a capacidade de dormir o tempo necessário, uma vez que o sono tende a ficar mais leve na medida em que envelhecemos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados