Conheceremos uma escola diferente: na floresta, indígena. Como as comunidades aprendem o saber do homem branco e ao mesmo tempo preservam suas tradições e costumes ancestrais? Vamos conhecer sobre esse mundo fascinante que também podemos aprender a conhecer e a respeitar.

Várias tribos indígenas estão espalhadas por todo o nosso país, e cada uma delas busca da melhor forma possível, o desenvolvimento de suas crianças e jovens buscando o aprendizado de forma a satisfazer suas necessidades.

O ensino que era imposto para muitas etnias e povoados, era um método de ensino ultrapassado em que nada agregava para a cultura e necessidade dos índios. Os professores somente lecionavam em português, o que dificultava e muito o aprendizado, além de que o conteúdo dado era muito longe da realidade, com informações nada importantes para crianças e jovens do local. O que tornou ainda mais grave a situação é que o ensino era apenas da 1ª à 4ª série e não focava as crenças, a cultura e o idioma local. Esses fatores afastaram a comunidade indígena das escolas.

Com a ajuda do Instituto Sócio Ambiental (ISA) os índios desenvolvem metodologias específicas para o aprendizado de cada região, pois cada região possui costumes e língua diferentes.

Com a criação de vários projetos essa realidade foi alterando, e atualmente, das 220 escolas municipais que ficam na região habitadas pelas tribos cerca de 80 escolas já possuem o ensino fundamental do 1º ao 9º ano e em boa parte são ministradas nos idiomas locais.

Escolas Indigenas

Metodologia

A metodologia foi adotada e criada pelos próprios índios. Eles valorizam e resgatam princípios e valores socioculturais dos povos nativos e realizam pesquisas para a sustentabilidade da região.

O ensino deve ser útil, deve demonstrar sua realidade, deve ter sentido a vida de cada indivíduo da comunidade. Por esses motivos, foi criado um método em que recuperasse o conhecimento das tradições e crenças indígenas e associasse ao conhecimento do homem branco ao que interessasse para o indígena, na medida em que agregasse ao seu conhecimento, ajudando nas tarefas do seu dia-a-dia.

A rotina escolar

A rotina escolar inclui atividades que serão usadas no dia-a-dia dos afazeres dos jovens índios como pescar, coletar itens da floresta, cultivar alimentos, fazer a contagem das plantações, tecer palha para a cestaria entre outros trabalhos. Não podemos esquecer de que os jovens ouvem as histórias dos mais velhos como lição de casa e contam aos professores e colegas de aula.

Cada assunto ou tema importante de cada comunidade é levado para a discussão em sala de aula e compartilhado da melhor forma com outras comunidades. Eles discutem os seus problemas, procurando uma solução de forma sábia e mais rica para todos.

As matérias das escolas atuais tradicionais, como geografia, matemática, história e biologia se aprendem durante as pesquisas ou nas oficinas. Por exemplo, a biologia se aprende estudando as plantas da região. Nesse momento, o professor apresenta princípios de botânica, aborda temas relacionados à ecologia e a preservação da floresta. Todo o conteúdo abordado é por meio das oficinas e deve ter utilidade na vida do aluno. Assim, a prioridade não é aprender fórmulas e regras, mas adquirir conhecimentos que possam utilizar na prática. Assim deveria ser toda escola, aprender e ensinar na prática o que necessitamos para o futuro.