Para muitas pessoas que iniciam a vida acadêmica, nada é mais importante do que saber como elaborar um projeto de pesquisa, sendo que isso será determinante para o sucesso de seu trabalho e de seus estudos.

Portanto, vamos dar algumas dicas importantes para quem deseja saber como elaborar um bom projeto de pesquisa, para que os resultados possam ser os mais interessantes possíveis.

Capriche na introdução

Um dos principais pontos para quem deseja elaborar um bom projeto de pesquisa é caprichar no início, ou seja, caprichar na introdução, pois é nela que pontos importantes para o trabalho serão apresentados.

O primeiro passo é fazer a contextualização, que deverá ser extremamente sucinta, com uma breve apresentação do tema de seu projeto de pesquisa, que deverá ser seguido pela apresentação do problema que motiva esse projeto que você pretende iniciar.

Pesquisa

Depois disso, dentro de sua introdução, você deverá fazer a problematização de seu projeto, desmembrando tudo, dividindo tudo, e procurando apresentar as perguntas que motivam a pesquisa, além de apresentar as hipóteses, entre outras coisas.

Agora apresente os objetivos

Este será um dos pontos mais importantes de seu projeto de pesquisa, pois na verdade, esta será a razão de ser do seu trabalho, já que são os objetivos que tornam seu projeto de pesquisa realmente necessário e válido.

Portanto, procure colocar de modo claro todas as metas que seu projeto de pesquisa pretende alcançar, deixando claro para todos o que você pretende dentro de seu trabalho.

Faça uma divisão dentro de seus objetivos, dividindo entre objetivo geral e objetivos específicos, pois deste modo, fica muito mais fácil para quem deseja entender seu trabalho de modo mais claro.

Com isso, capriche na descrição e na apresentação de seu projeto de pesquisa, mostrando de modo genérico o objetivo geral, e mostrando em detalhes quais serão os objetivos específicos, pois seu projeto irá apresentar diversos avanços para o tema que será estudado.

Projeto de Pesquisa

Por fim, faça a justificativa de seu projeto

O ponto final de seu projeto de pesquisa deverá ser a justificativa ou relevância de seu projeto de pesquisa, pois esse item será essencial para que seu projeto ganhe vida em todo o seu desenvolvimento.

Outros pontos importantes para quem deseja saber como elaborar um bom projeto de pesquisa: glossário, revisão bibliográfica, metodologia (um dos pontos mais importantes), orçamento, e as referências bibliográficas.

Com isso, você já tem todas as ferramentas para conseguir elaborar um bom e relevante projeto de pesquisa, portanto, inicie sua vida acadêmica de modo mais bem direcionado.