O ano começa e com ele o período letivo. E é nesse comecinho de ano que pais e filhos começam a correr atrás dos itens pedidos nas intermináveis listas de material escolar que as escolas solicitam.

E uma grande dúvida que sempre surge nesse período é em relação a qual cola comprar para o seu filho: a líquida ou a em bastão. Para ajudar você na hora das compras separamos uma lista de prós e contras de cada um dos modelos.

Cola bastão

Cola Bastão

A cola bastão é aquele famoso bastãozinho mais firme que conta com uma pequena rodinha do final do tubo. À medida que você vai utilizando a cola, você gira ele e mais cola sobe para a boca da embalagem, até utilizar o conteúdo todo.

• Prós → Mais prática e utilização mais fácil, ela faz menos bagunça que a cola líquida. É mais fácil de regular a quantidade utilizada e mais fácil de corrigir possíveis erros. Além disso impede que a superfície fique enrugada na hora da cola. É ideal para colar papéis mais finos, como o sulfite.
  • Contras → Apesar de mais prática, ela tem um poder de cola muito inferior ao da versão líquida, o que pode causar descolamentos indesejados. Por isso ela é ideal para crianças menores. Por fim, ela costuma durar menos que a irmã líquida, pois o bastão é consumido bem rapidamente por causa da quantidade que precisa ser utilizada dependendo do material a ser colado.

Cola líquida

Cola Liquida

A cola líquida é aquela vendida dentro de tubos quadrados ou retangulares que possuem uma pontinha triangular que gira e tem um buraco na ponta. De coloração branca intensa, ela é líquida e de textura bem espessa.

• Prós → A versão líquida tem um poder de cola muito maior do que a irmã em bastão e costuma durar mais porque se utiliza muito pouco dela. Além disso, ela tem a vantagem de poder ser utilizada em uma maior diversidade de materiais, mais grossos e mais firmes. Além disso, com ela não tem o perigo de o que você colar sair facilmente.
  • Contras → Ao contrário da versão em bastão, a cola líquida faz muita sujeira e costuma melecar todos os dedos de quem a utiliza, por isso é desaconselhada para crianças pequenas. Para papéis finos o seu uso também pode ser um problema, pois dependendo da quantidade utilizada e da forma que foi espalhada ela pode enrugar a superfície colada, dando um aspecto não muito bonito ao seu projeto.

Agora que você já conhece as características, as vantagens e as desvantagens de cada uma das versões de cola mais utilizadas no ambiente escolar você pode escolher qual vai ser a melhor opção para o seu filho.

É importante sempre levar em conta a idade do seu filho e também as finalidades da cola para ele. Por via das dúvidas, é sempre bom ter uma versão de cada no estojo.