Ciclo da água e o seu desperdício
Por Victor Palandi
A água que bebemos recebe o nome de água potável e também é conhecida como água doce. Para que possamos bebê-la, é preciso que passe por um longo tratamento através do saneamento básico. Também podemos beber água diretamente das nascentes, por se tratar de água pura sem substâncias tóxicas e prejudiciais à nossa saúde.
Ela segue algumas características: incolor (não possui cor), inodora (não possui cheiro ou odor) e insípida (não possui sabor).
Na água encontramos gases dissolvidos, como o oxigênio, que permite aos animais e vegetais aquáticos respirarem debaixo da água.
Resumo:
O ciclo da água
A existência da água na natureza é feita por meio de um ciclo que deve ser respeitado.
A água dos mares, rios, lagos e oceanos sofre o aquecimento diário pelo Sol. Com o aquecimento, ela se evapora.
O calor do Sol derrete as geleiras, que também evapora. A transpiração das plantas e dos animais também sofre evaporação.
Quando o vapor sobe para as camadas mais frias da atmosfera, ocorre a condensação (formação de gotas de água) nas nuvens. Essas gotas tornam-se cada vez mais pesadas, formando a chuva. Os flocos de neve se formam da mesma forma nas camadas mais frias e altas da atmosfera. Da mesma forma, os blocos de gelo se formam e caem em forma de granizo. Assim é o ciclo da água!
A chuva é muito importante para a sobrevivência das plantas, dos animais e dos seres humanos, pois enchem os rios e lagos e molham a terra. Assim como as florestas e as matas são irrigadas, nas cidades limpam o ar da poluição, para a produção de energia hidrelétrica e ainda necessária para a sobrevivência do ser humano.
Nesse ano, São Paulo passa pela maior seca já vista há muitos anos, e até mesmo nos estados em que nessa época do ano ocorrem as enchentes, a terra está seca. As represas estão no limite de abastecimento e o, então chamado, volume morto já está chegando ao fim. As chuvas não caem e cada dia a situação fica ainda mais critica.
A poluição e o desperdício de água
Utilizamos a água para praticamente tudo que realizamos, como para cozinhar, beber e para a higiene pessoal. Não podemos desperdiçar a água lavando carros, calçadas e deixando as torneiras abertas; devemos diminuir o tempo gasto para o banho, além de que podemos tomar muitas medidas para evitarmos um grande colapso pela falta de água.



Alberto Santos Dumont
Asteroide passará próximo da Terra no dia 26 de janeiro
Classificação dos alimentos
Mundo da fantasia: quem são os elfos?
Faça slides eficientes para a sua apresentação!