El Chavo Del Ocho (título original) foi uma série de televisão mexicana criada e protagonizada por Roberto Gomes Bolaños, que mostrava as experiências de um jovem órfão em uma vila tradicional mexicana. O seriado Chaves estreou em 1971, na TV TIM, no México passando depois para a Televisa, e contava com poucos personagens. Estes ainda não tinham características bem definidas e suas personalidades não eram tão fortes. Com o sucesso de El Chavo del 8 o quadro ganhou características de seriado e passou a ser exibido semanalmente em horário nobre. No programa, Chaves interage com seus amigos ocasionando mal-entendidos e discussões entre os vizinhos, num tom geralmente cômico. Bolaños deu importância ao desenvolvimento dos personagens, aos quais foram distribuídas personalidades distintas.

Chaves

O elenco principal era composto por Bolaños, Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha), Ramon Valdés (Seu Madruga), Florinda Meza (Dona Florinda/Popis), Carlos Villagrán (Kiko), Edgar Viva (Sr Barriga / Nhonho), Rubens Aguirre (Professor Jirafales), Angelines Fernández (Dona Clotilde), Horário Gómes (Godinez) e Raúl Padilha (Jaiminho, o carteiro).

Com a saída de Carlos Villagrán, em 1979, e Ramón Valdés também em 1979, para se dedicarem a outros programas, novos personagens foram ocupando esses lugares como Nhonho (Filho do Sr Barriga), Dona Neves, a avó de Chiquinha e o carteiro Jaiminho.

Chaves e Brasil

Alguns episódios do seriado vieram por acaso no meio das fitas de novelas mexicanas que o SBT naquela época já importava da Televisa. Apesar de muito criticado pela cúpula do SBT, Sílvio Santos apostou na série e mandou que a dublassem. O programa estreou no Programa do Bozo em 1984, com o episódio “Caçando Lagartixas” exibido as segundas, quartas e sextas. Com o tempo, a repercussão e a audiência de Chaves foi crescendo e novos lotes de episódios foram chegando.

44 anos Chaves

Chaves já ocupou vários horários na programação do SBT, conquistando audiências surpreendentes em todos eles, chegando a vencer os programas da Rede Globo e, aos poucos, se tornando um dos trunfos da emissora.

A partir de 2010, a hegemonia de 26 anos do SBT foi quebrada pelo canal por assinatura Cartoon Network. Chaves e sua turma passaram a ser exibidos no canal de segunda a domingo em dois horários. Os episódios e a dublagem são os mesmo do SBT, porém o canal surpreendeu ao exibir a abertura original e os créditos dos episódios, fato nunca visto no canal de Sílvio Santos.