América do Sul é considerada um continente que ocupa toda porção meridional da América, com 380 milhões de habitantes. Ela possui 12% da superfície terrestre, 6% da população mundial, sendo que sua extensão é de 17.819.100 km². 

Ela se junta ao norte com a América Central, através do canal do Panamá, porém em outros pontos ela se junta ao norte pela Punta Gallinas, leste pela Ponta do Seixas, e a oeste pela Punta Pariñas.


Bolívia um dos países da América do Sul

A América do Sul também tem seus limites naturais, que são: pelo norte através do mar do Caribe, pelo leste, pelo nordeste e pelo sudeste através do Oceano Atlântico e por último a oeste pelo Oceano Pacífico. 

Ela foi colonizada por Espanha e Portugal, sendo que a Espanha se espelhou nas descobertas de Cristovão Colombo. 

No ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegou ao estado da Bahia (atual), e em nome de Portugal, tomou conta do território. 

Nos anos de 1816 e1825, grande parte da América dos Sul espanhola, torno-se independente, com a liderança de Simon Bolívar e José de San Martín, com isso a América do Sul se dividiu em 9 países: 

– Venezuela; 

– Equador; 

– Colômbia; 

– Bolívia; 

– Peru; 

– Argentina; 

– Chile; 

– Uruguai; 

– Paraguai. 
A maior parte da população é descendente de europeus, africanos e indígenas, porém há uma grande parte pessoas mestiças. As línguas faladas na América do Sul são: espanhol e português.