2Um termo que vai assessorar a oração: aposto. DO ponto de vista sintático, está ligado com outro termo e cumpre a função de esclarecer, desenvolver, explicar, enumerar, dar detalhes. Vai especificar, comparar e resumir. Os apostos permitem o enriquecimento do texto. Vai trazer novas informações para cada termo da oração.

Ele pode surgir antes ou depois do termo ao qual está se referindo. Pode ser apresentado a partir de um sinal de pontuação, como um travessão, dois pontos ou uma vírgula. A preposição também o envolve, especialmente em uma expressão explicativa.

Vamos aos exemplos?

Eça de Queiroz, destacado poeta português, escreveu livros belíssimos sobre o povo europeu.
Aquelas duas crianças – a Sara e a Melissa – ficaram auxiliando no final do batizado.
O professor mais antigo da escola, Sr. José é amado por todos.
Visitei a cidade de Recife e fiquei apaixonada!
Apenas tenho uma única meta de vida: ser muito realizada!

Tipos de aposto

1Explicativo: auxilia no esclarecimento de termos da oração. Vai aparecer entre travessões, parênteses ou vírgulas.
Joana, a melhor aluna da faculdade, passou para novos intercâmbios internacionais.
D. Maria, a vizinha do 102, está em pé de guerra com o vizinho.

Enumerativo: vai enumerar cada parte que constitui a oração. Nas frases, aparecerá separado por vírgula ou travessão.
Já viajei por vários municípios: Mucugê, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Itacaré e Vitória da Conquista.
Em nossos espaços de trabalho, valorizamos especialmente três traços: dedicação, honestidade e paciência.

Especificativo: vai individualizar ou tornar específico um termo da oração que é genérico. Não será destacado por sinais pontuativos, mas se ligará diretamente aos termos específicos ou por meio das preposições. Geralmente é um nome próprio.
A rua Nossa Senhora de Fátima é a anterior.
O escritor Mário Quintana foi prestigiado em nossa escola.

Recapitulativo: também chamado de resumidor, vai servir para resumos de um único termo nas orações.
Prosperidade, segurança e alegria, isso é o que eu quero para meu país.
Doces, salgados, bebidas e enfeites, tudo pronto para o casamento.

Distributivo: nos termos da oração, servirá para distribuir separadamente os termos.
Ambas são boas mães, uma no consultório, outra na lavanderia.
Meus irmãos são diversos: este é dócil, aquele é arisco.

Comparativo: utilizado para que as orações e seus termos sejam comparadas. Vem separado por vírgulas.
Os olhos do lince, faróis no meio do breu, percorreram a mata à caça de animais.

Oração subordinada substantiva apositiva: em orações com valor apositivo, sintaticamente ligadas uma à outra.
Mariana não soube responder nem 50% dos impasses da vida, sinal de que ainda há muito caminho pela frente.
João disse que não quer mais advogar, fato que me deixou um pouco surpresa.

É importante não confundir o aposto com o vocativo.