Esse movimento, subida e descida do ar em função da temperatura (as correntes de convecção), acaba por provocar a movimentação geral da atmosfera. Numa visão em perfil, podemos observar a formação de três células de circulação para cada hemisfério (norte e sul).

As Correntes Marinhas

As grandes massas de água que se deslocam pelo oceano com condições próprias de temperatura, salinidade e pressão possuem grande influência no clima, além de favorecerem a atividade pesqueira em áreas de encontro de correntes quentes com correntes frias, nas quais há ressurgência de plâncton. As correntes marinhas podem ser quentes ou frias. As quentes mantêm a umidade e as altas temperatura. nas áreas costeiras das baixas latitudes. Quando se dirigem para áreas de altas latitudes, amenizam os rigores climáticos no inverno. Já as correntes frias, ao contrário, aumentam o rigor climático no inverno pelos litorais onde passam além de estarem associadas aos litorais secos nas proximidades dos trópicos de Câncer e Capricórnio.

PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DO PLANETA

POLARES – Ocorrem em latitudes extremas, próximo aos círculos polares Ártico e Antártico, grande variação da duração do dia e da noite. Baixas temperaturas o ano todo, máxima de 10°C no verão.

TEMPERADOS – Apresentam as quatro estações bem definidas. Há diferenças entre os locais próximos e os que estão longe do mar.

MEDITERRÂNEOS – Verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. Chuvas de outono e no inverno.

TROPICAIS – Quentes o ano inteiro; duas estações: verão chuvoso e inverno seco. Apresentam variações em função da altitude, da maritimidade e da continentalidade.

EQUATORIAIS – Temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano todo, com pequena amplitude térmica anual.

SUBTROPICAIS – Das médias latitudes onde começam a se delinear as quatro estações. Chuvas bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual.

ÁRIDOS – Extrema falta de umidade, elevadas amplitudes térmicas diária e sazonal. Chuvas inferiores a 250mm. anuais.

SEMI-ÁRIDOS – São climas de transição. Chuvas escassas e irregulares. Encontrados tanto nas regiões tropicais quanto nas zonas temperadas (onde apresentam invernos frios).

Fonte: SENE, J. e MOREIRA, J. Carlos. geografia: espaço geográfico e globalização. Scipione. p. 469 a 471.