Social Media
Por Victor Palandi
O século XXI está marcado pelo avanço extremamente rápido da tecnologia e de todos os campos relacionados à internet. Com isso, diversas novas profissões ganharam força, como webdesigner, problogger e Social Media. Este último em especial é um dos mais obscuros dentre todos, pois são poucas as pessoas que sabem o que eles fazem.
Graças a pouca informação, as perguntas criadas em volta da Social Media são diversas, como: “O seu trabalho é twittar?”, “Você só fica postando fotos legais no Facebook?”. Por trás disso, há muito mais, e aos poucos ela vêm ganhando força.
Diversos cursos estão sendo criados para capacitar as pessoas sobre as mídias sociais, já que não há uma graduação específica, e a cada dia surgem novos profissionais desta área.
Resumo:
3 incumbências de um Social Media
O trabalho ainda é pouco valorizado no Brasil, mas a expectativa é que a conscientização aumente cada vez mais, visto que as Redes Sociais ganham mais força a cada dia.
Se você pensa em trabalhar nesta área e tem curiosidades sobre o que eles realmente fazem, confira abaixo!
1# – Análise de Público
Um Social Media responsável por uma página no Facebook ou perfil no Twitter precisa trabalhar de acordo com o público que está inserido. Por exemplo, não adianta falar de amor e paixão em uma página majoritariamente masculina.
Além disso, há, também, a questão da idade, onde deve ocorrer uma segmentação específica para determinada faixa etária. Tudo isso é realizado e estudado por meio de gráficos, onde vê a evolução ao longo do tempo e projeta-se desafios.
2# – Disseminação de informação
Um profissional de Social Media bom é aquele que consegue disseminar informações para mais pessoas além dos “curtidores” ou seguidores. Isso é chamado de seeding.
Para tal, é muito importante que ele seja criativo, tenha bom texto e/ou domínio sobre programas de edição de imagens. Perceba que sempre há aquelas postagens com centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook, mesmo que a página publicadora seja bem menor. O que acontece é que este conseguiu sair das fronteiras do seu produto em si e alcançou mais pessoas. Como consequência, este consegue mais visualização, “curtir” ou seguidores, logo, mais reconhecimento do trabalho.
3# – Relacionamento com fãs
Alguns casos se tornaram bastante famosos nas últimas semanas. A NetFlix e o PontoFrio conseguiram criar diversas conversas engraçadas e que ficaram bastante populares nas redes sociais. Além disso, eles mesmos brincam com o público, respondendo comentários e apimentando discussões.
Este é um dos objetivos do Social Media: criar mais engajamento a partir das relações diretas. Você reclama que suas mensagens nunca eram lidas e/ou respondidas? Agora, com o Social Media, as boas empresas são capazes de manter contato direto com os fãs e todos que estão ligados à página.
Percebe? Não basta twittar ou compartilhar fotos bonitas; é necessário saber o que está fazendo e de maneira bastante calculada. É por isso que este profissional trabalha ligado aos outros setores da empresa, pois assim conseguem ter mais harmonia e conquistar resultados ainda melhores!


Cielo abre mais de 200 vagas com opções de home office
Shopee abre vagas no seu programa de trainee no Brasil
B2W abre programa de estágio para 2021
Cielo busca jovens talentos no Trainee 2020
Empresa abre 350 vagas na área da tecnologia