Colégio Web

Saiba tudo sobre a carreira de Engenharia Mecatrônica

Conheça mais sobre a carreira de Engenharia Mecatrônica, o curso, a carreira e o mercado de trabalho.

Publicidade

Os profissionais que são formados no curso de Engenharia Mecatrônica poderão criar e aplicar uma série de projetos de automação nas indústrias, este profissional conta com uma capacidade de construção e manutenção aos mais variados tipos de máquinas, bem como projetar sistemas para controlar os equipamentos tanto nos prédios comerciais como em prédios residenciais.

Saiba tudo sobre a carreira de Engenharia Mecatrônica

Curso de Engenharia Mecatrônica

A grande maioria das grandes universidades brasileiras oferecem este curso, que pode ser chamado também de Engenharia de Controle e Automação. O curso é oferecido em grau de bacharelado, com uma duração de cinco anos, este tipo de formação acaba englobando diversas disciplinas envolvendo mecânica, elétrica, eletrônica e computação.

No curso o estudante será avaliado constantemente e precisa estar se atualizando sempre, serão desenvolvidas algumas habilidades como a habilidade em cálculos bem como o trabalho realizado em equipe. Assim como acontece em todos os cursos de Engenharia, a carga horária de matemática e física é bastante extensa.

Melhores instituições que oferecem os cursos

São diversas as instituições que oferecem o curso autorizadas pelo MEC a disponibilizar o curso de Engenharia Mecatrônica, entre as instituições podemos citar:

  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)

O mercado de trabalho para os profissionais

Saiba tudo sobre a carreira de Engenharia Mecatrônica

Quanto ao mercado de trabalho para quem realiza cursos de Engenharia Mecatrônica, este é bastante amplo e está aquecido. É algo comum que as empresas fiquem próximas de universidades procurando por talentos em potencial, e recrutem alunos exclusivamente para estágios e uma possível efetivação.

Quanto aos setores que mais empregam os profissionais, estes são os das indústrias petroquímica e automobilística, porém existem alternativas interessantes em outros tipos de setores e em outras áreas de atuação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados