Quem é formado em Cinema normalmente é conhecido como cineasta, apesar disto, poderá receber o nome de realizador audiovisual. Aos alunos que se formam em cinema, existe uma grande área de exploração, já que esta profissão permite atuação em diversas frentes.

Saiba tudo sobre a carreira de cinema

O profissional cineasta poderá trabalhar em diversas produções, entre elas podemos citar filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a realização de roteirização, criação dos personagens, direção, entre uma série de outras coisas.

Quanto aos aspectos de gerenciamento e planejamento, o profissional cineasta poderá trabalhar como diretor ou mesmo diretor de arte. É ele quem controla a execução dos projetos, aprovando assim o roteiro, escolhendo o elenco, além de definir iluminação e editar cenas. Agora, a direção de arte, acaba trabalhando em aspectos visuais dos projetos, como por exemplo as cores, cenários, figurinos, entre outras coisas.

Qual o perfil do profissional?

Quanto ao perfil deste profissional, sem dúvida alguma a criatividade é a maior e mais relevante característica do profissional com formação na área de cinema. Além disto, todo o seu gosto pela arte, de forma geral, poderá ajudar o profissional a planejar corretamente diversos roteiros, cenários, entre outras coisas.

Saiba tudo sobre a carreira de cinema

O profissional precisa conhecer diversas tecnologias utilizadas para o audiovisual, e estar atualizado sempre que necessário a novas tendências deste setor.

Como está o mercado de trabalho para quem faz Cinema?

Ao pensarmos no mercado de trabalho para cineastas, sempre lembramos da produção dos filmes para telonas do cinema. Apesar disto, é na tv que o profissional poderá encontrar as melhores alternativas de emprego.

Canais de televisão, independente de serem de redes abertas ou fechadas, buscam este profissional para atuar na produção das propagandas, programas, documentários, novelas, humorísticos, seriados, entre outras coisas.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC que oferecem o curso de Cinema:

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Centro Universitário Una (UNA)
  • Universidade Potiguar (UNP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)