Esta é a área da saúde que se trata e acaba prevenindo doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético através de terapia manual, em especial para manipular as articulações. O profissional quiropraxista acaba por diagnosticar e fazer um tratamento de má posição de articulações, o que poderá interferir de forma direta na função normal dos músculos e dos nervos. O Quiropraxista trata doenças como hérnia de disco, alterações de postura e dores nas costas ou dores de cabeça.

Saiba mais sobre a carreira de Quiropraxia

O que o profissional poderá fazer?

Clinicamente falando, este profissional tem como objetivos atuar na prevenção e tratamento de distúrbios considerados neuromusculoesqueléticos, além de prevenir e tratar lesões diversas esportivas ou que são causadas por conta de esforço de repetição nas empresas.

Na área de docência e pesquisa, este profissional deverá ministrar aulas e ainda orientar todos os projetos de pesquisa.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?

Temos a área clínica como o mercado mais aquecido, tudo porque este profissional deverá atuar no combate á dor, este que é um mal que acomete pelo menos 30% da população brasileira, conforme um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Estudo da Dor a SBED. A maior parte dos bacharéis costumam atender em clínicas particulares multidisciplinares ou abrindo seu próprio consultório.

Saiba mais sobre a carreira de Quiropraxia

O profissional atua nas academias e clubes quando o assunto se trata de lesões esportivas, e a maior parte dos 700 profissionais diplomados do país, conforme os dados da Associação Brasileira de Quiropraxia.

O Curso

O currículo do curso aborda em especial o tratamento de disfunções de articulações humanas por meio de procedimentos manuais, estes chamados ajustes quiropráticos. Para que isto seja possível, existe muito treinamento prático, que normalmente é feito na clínica da escola. Já na parte teórica, os alunos estudam disciplinas como anatomia, fisiopatologia, biomecânica de movimento, entre outras.

A duração média do curso é de cinco anos.