Saber escolher os colaboradores certos para uma organização é caminhar rumo ao sucesso e grandes parcerias.

As pessoas possuem diferentes competências e habilidades e, no momento da contratação e disputa por uma vaga essas características ficam em evidência por serem um dos principais fatores de sobrevivência de uma empresa.

Selecionar os candidatos mais adequados é munir-se de meios para vencer etapas de um planejamento, afastando-se dos concorrentes. Com isso, fica claro a fundamental importância do recrutamento e seleção para identificar as aptidões individuais indispensáveis para o alcance das estratégias organizacionais.

O setor de RH (Recursos Humanos) é responsável por planejar e estabelecer métodos que assegurem a contratação de talentos. No entanto, é preciso entender os conceitos do Recrutamento e Seleção. Observe:

Recrutar: Utilizar-se de métodos e procedimentos com intuito de convencer candidatos potencialmente qualificados a preencher cargos dentro de uma empresa. A necessidade desta atividade requer um cuidadoso planejamento por parte do RH.

Selecionar: Escolher o indivíduo mais adequado aos cargos da organização. Este processo ocorre logo após o recrutamento.

Ambos formam um conjunto, no entanto, é preciso atentar-se ao fato de que não é somente a empresa que seleciona o candidato. O candidato também seleciona a empresa através da imagem e mensagem que a mesma passa a mercado. Logo, para atrair profissionais competentes é preciso cuidar da imagem que a organização passa a sociedade, pois a mesma influência diretamente na procura do candidato mais adequado.

O curso:

O curso livre na área tem curta duração e é destinado a pessoas que queiram desenvolver habilidades para recrutar e selecionar candidatos a uma vaga de emprego, desenvolvendo atividades, análise crítica das competências identificadas e encaminhamento para contratação, com objetivo de atender as necessidades da empresa.

Mercado de Trabalho:

O mercado de trabalho nesta área é promissor, mas para atuar de fato é necessário especialização em nível superior e manter-se sempre atualizado aos assuntos relacionados à área. Além disso, é preciso considerar o fato de que muitas organizações estão dando preferência para consultorias terceirizadas que aplicam técnicas de seleção, treinamento e desenvolvimento.

Área de atuação:

Os profissionais de Recursos Humanos podem atuar em diversas organizações, como: analistas nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas, ou RH.

Curso Online

Você quer saber se possui perfil para esta área? Então, não deixe de realizar um curso elaborado com conteúdo todo especial para está área. É muito fácil de participar. Acesse: https://www.iped.com.br/recursos-humanos/curso/recrutamento-e-selecao e efetue agora mesmo sua matrícula.

Ótimos Estudos!