Internet Marketer
Por Victor Palandi
Com as novas mídias e o marketing digital, um profissional que tem sua importância reforçada nos últimos tempos é o de Web Marketer. Esse responsável por propagar marcas, produtos, serviços e afins em mídias sociais tem de lidar com diversos elementos para cumprir seu objetivo – que é o de propagar a marca, tornando a conhecida entre seu público-alvo – de maneira satisfatória.
Algumas das funções de um web marketer envolvem a análise, coleta, medição e, consequentemente, produção de relatórios, relativos a informações e estatísticas de navegação e interação entre usuários da internet. Tudo isso, visando uma melhor compreensão, aperfeiçoamento e otimização das estratégias de marketing referentes a um case específico.
Para esse trabalho é muito importante que se divulgue em sites de mecanismos de busca, por exemplo. Afinal, tais páginas correspondem a cerca de um quarto de tudo o que pode ser encontrado na internet. Assim, serão gerados melhores resultados de visita em sites. Exatamente por essa razão é que profissionais de web marketing fazem esse tipo de cadastro nos sites de busca. Uma observação importante: há uma área específica que contempla esse tipo de otimização, que é a de SEO – Search Engine Optmization, ou Otimização de Mecanismo de Busca.
É interessante que o cadastro seja feito em diversos sites de pesquisa, porque cada robô de busca tem um tipo de protocolo e acaba encontrando elementos distintos, o que pode beneficiar uma estratégia de marketing.
As ações empregadas por web marketers podem ser divididas sob duas grandes categorias: as ativas e as receptivas. As primeiras tratando de atividades ou projetos que são realizados para fazer com que toda a atenção de clientes possa se voltar para a marca, fazendo uso de tipos de comunicação mais específicos de relacionamento empresa-cliente. As receptivas são próprias para o ambiente digital e todo o direcionamento do usuário.
Há diversos tipos de ferramentas às quais o web marketer pode lançar mão, com a finalidade de conseguir fazer um bom marketing digital. São as principais:
- Websites institucionais – falando da empresa, sua missão história e explicando o serviço prestado;
- Hotsites – páginas temporárias ou promocionais, criadas para finalidades específicas;
- SEM – Search Engine Marketing, Marketing de Ferramentas de Busca – por meio de ações que fazem uso de links patrocinados;
- Marketing via email;
- Marketing via celular;
- Marketing via redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn entre muitas outras;
- Aplicação do conceito de Web 2.0 e instrumentos colaborativos em geral, como é o caso de videologs, fotologs, fóruns de discussão, blogs, entre outros.
Entre as maiores vantagens do trabalho de um web marketer estão as seguintes:
- Aumento de visitas ao website da marca;
- Crescimento de visualizações de página – pageviews;
- Ampliação do número de assinaturas –subscriptions;
- Vendas ascendentes;
- Conversão cotidiana de parceiros e clientes;
- Maior duração média da visita e tempo gasto na página;
- Modificação do perfil de bounce rate – que é, nada mais, nada menos, a média de pessoas que visitam uma página única no site e saem logo, em comparação ao número total de visitantes do site; entre outros dados extremamente positivos.


Voluntariado conta no currículo?
Dia do Operador de Rastreamento
Gestão Pública
Globo abre vagas para estágios em diversos cursos
Uber abre vagas de estágio para qualquer curso universitário