A pandemia acabou mudando a rotina de bilhões de pessoas ao redor do planeta, fazendo com que uma série de processos tradicionais fossem revistos. Muitas pessoas adotara o home office, por exemplo, e uma boa parcela destas não devem retomar as atividades presenciais tão cedo. E, com isso, as empresas tiveram que se adaptar também.

Entrevistas virtuais: confira dicas para se dar bem

Uma mudança que aconteceu de forma significativa é o processo de seleção e de recrutamento de candidatos para novas vagas abertas pelas empresas. Os representantes do RH adotaram a tecnologia e, com isso, muitos passaram a realizar etapas online, como as entrevistas.

A entrevista sempre foi considerada como um dos momentos mais tensos do processo seletivo pelo candidato. Afinal de contas, é o momento que as pessoas estão de frente com o possível empregador, e tudo o que é feito naquele encontro é avaliado. E as entrevistas virtuais também contam com suas particularidades.

Confira algumas dicas para conseguir se dar bem nas entrevistas virtuais:

Seja você mesmo

Essa é uma dica que vale tanto para as entrevistas presenciais quanto aquelas online. Mas, dentro de casa, na frente de uma câmera, pode ser tentador tentar “interpretar” um personagem, especialmente aqueles que possam ter mais chance de conseguir a vaga, na cabeça do candidato. Mas os recrutadores mais experientes conseguem detectar essas alterações.

Teste o equipamento

Entrevistas virtuais: confira dicas para se dar bem

Uma dificuldade que pode surgir durante as entrevistas a distância é com os equipamentos. Nada pode garantir que a conexão não caia no meio da entrevista, e cabe ao recrutador entender estes momentos. Mas é importante que os candidatos testem câmeras e microfones antes de iniciar a entrevista.

Evite interrupções

O mesmo vale para as interrupções. Nenhum recrutador que se preze que está fazendo uma entrevista online vai se importar caso aconteça algum tipo de intromissão de outras pessoas. Mas é importante evitar, até mesmo para que os candidatos não fiquem mais nervosos. Por isso, o ideal é avisar as pessoas que estão na mesma casa da entrevista e tentar fazer o processo em um ambiente isolado.