Uma forma interessante de descobrir o que fazer, em relação a sua profissão, é o teste vocacional. Na verdade, não existe um teste padrão utilizado, mas sim um conjunto de testes que podem ser feitos com o objetivo de descobrir para qual área ou profissão as pessoas estão mais inclinadas.

Confira 5 fatores que são levados em consideração em um teste vocacional

Existem diversos estudos que acabam norteando os testes vocacionais. Um dos estudos mais conhecidos é chamado de Teoria das Personalidades Vocacionais e dos Ambientes Profissionais, de autoria do psicólogo John Holland. A teoria foi apresentada pela primeira vez para a comunidade científica pelos idos de 1959, e um dos instrumentos da sua pesquisa é denominado VPI.

Confira alguns dos principais fatores que são levados em consideração em um teste vocacional.

Perfil Psicológico

As características psicológicas das pessoas acabam tendo um papel fundamental na escolha profissional. Dentre as que acabam pesando mais estão os traços de caráter, como a pessoa reage às emoções e como lidera em diferentes situações.

Personalidade

O conjunto de qualidades e defeitos de uma pessoa é o que define sua personalidade. No teste vocacional ela acaba sendo avaliada em uma série de perguntas e podem revelar como a pessoa se encaixa na sociedade como um todo.

Preferências pessoais

Confira 5 fatores que são levados em consideração em um teste vocacional

Essas preferencias e hobbies podem indicar aquele caminho que pode trazer felicidade para a pessoa. Assim, o objetivo do teste é encontrar profissões que satisfaçam tanto as características da pessoa quanto o seu gosto, para que ela tenha mais chance de trabalhar com o que realmente gosta.

Habilidades naturais

Essas são habilidades que acabam sendo identificadas como natas das pessoas, sejam aquelas que já foram desenvolvidas ou aquelas que ainda podem ser aperfeiçoadas. Indicam caminhos nos quais as pessoas podem se sair melhor em relação ao seu desempenho.

Objetivos gerais

Por último, os testes vocacionais tentam identificar aqueles que podem ser considerados como os objetivos gerais da vida da pessoa. Ou seja, onde ela quer chegar?