A natureza vive se adaptando e com isto, segundo a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, muitas espécies acabam se transformando, ao passo que outras acabam sendo extintas por meio da seleção natural.

Por isso, hoje nós vemos em sua grande maioria, animais que se adaptaram para conseguir se manterem vivos dentro dos desafios da vida selvagem, mas com algumas exceções, já que há entre estas espécies, algumas que simplesmente não mudaram nada em milhões de anos.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos conhecer algumas destas espécies, que são simplesmente os animais mais antigos do mundo na atualidade.

Nautilus

Parentes das lulas e dos polvos, o nautilus é um cefalópode que já circula por oceanos do mundo há nada menos do que 500 milhões de anos, o que significa dizer que ele foi contemporâneo de, entre outros, dinossauros dos mais variados.

NAutilus

Com sua concha em espiral, o simpático nautilus é um exemplo de animal muito antigo que mudou muito pouco, ou quase nada ao longo dos milhões de anos em que marca presença na natureza de nosso planeta.

Caranguejo-ferradura

Um dos bichos mais estranhos do mundo, que mais se parece com um animal saído de algum filme de ficção científica, o caranguejo-ferradura já vive nos oceanos do mundo há pelo menos 450 milhões de anos.

Apesar de ser chamado de caranguejo, ele é mais aparentado com escorpiões e aranhas do que com o crustáceo que lhe empresta o nome.

Com sangue azul muito apreciado pela medicina por ser capaz de combater infecções bacterianas, o caranguejo-ferradura também tem a capacidade de regenerar membros perdidos, tal como fazem as estrelas do mar.

Celacanto

Um peixe com mais de 400 milhões de anos, o celacanto era dado como extinto até que foi redescoberto em 1938 por um pescador na costa da África do Sul, provando que este fóssil extinto ainda vivia.

Animais mais antigos do mundo

Os cientistas pensavam que ele tinha sido extinto juntamente com os dinossauros, há 65 milhões de anos, mas sua redescoberta nos fez abrir os olhos para a possibilidade de que mais animais considerados extintos há muito tempo também possam estar vivos ainda.

Baratas

Sim, estes bichinhos asquerosos que praticamente despertam nojo e pavor em todo ser humano normal, também figuram entre os animais mais antigos do mundo.

Apesar de algumas poucas mudanças evolucionárias, a verdade é que as baratas figuram no mundo há pelo menos 400 milhões de anos!