Excepcional matemático e político e professor francês nascido em Saint-Affrique, Aveyron, teórico das séries divergentes, teoria dos conjuntos e funções analíticas uniformes. Defendeu sua tese de doutorado na França (1894) com 23 anos de idade, e com apenas 25 anos de idade foi designado para Sorbonne, o que era algo sem precedentes. Introduziu um novo conceito de medida na teoria dos conjuntos (1894), de grande importância no campo das probabilidades.

Fundou a escola francesa de teoria das funções e continuou estudando a teoria da medida e a teoria das probabilidades e como professor da Faculdade de Ciências de Paris, publicou Leçons sur la séries divergentes (1901). Publicou mais seis livros, entre eles Éléments de la théorie des probabilités (1909). Foi eleito deputado (1924-1936) e ministro da Marinha (1925). Predecessor imediato de Lebesque nos estudos sobre teoria da medida, deve-se a este professor importantes análises sobre funções analíticas uniformes e morreu em Paris.

Foi o responsável por uma formulação moderna na teoria dos jogos, na forma do teorema minimax. Usando a noção de estratégias mistas (1927), conseguiu resolver jogos com duas pessoas que tivessem até cinco opções de estratégias a sua escolha. Uma solução geral, entretanto, só viria a ser alcançada pelo matemático húngaro John Von Neumann (1903-1957), consolidando as bases de uma moderna Teoria dos Jogos (1928), em que o conceito de utilidade é fundamental.