Colégio Web

Stephen Grover Cleveland

Publicidade

Política e presidente por dois mandatos dos E.U.A. nascido em Caldwell, Nova Jersey, Estados Unidos, cujo governo caracterizou-se pela contínua luta contra a corrupção administrativa e uma política de livre câmbio. Estabelecido (1855) em Buffalo, Nova York, formou-se em direito (1859) e pouco depois entrou para o Partido Democrático. Prefeito de Buffalo (1881-1882), governador do estado de Nova York (1882-1884) e eleito presidente (1884). Casou-se (1886) com Frances Folsom Cleveland (1864-1947) sendo o único dos presidentes a se casar quando já estava na Casa Branca.

Durante seu primeiro governo, deu continuidade às reformas administrativas e promoveu a redução das elevadas tarifas aduaneiras, medida que o indispôs com os republicanos, defensores do protecionismo econômico. Derrotado nas eleições seguintes (1888), foi novamente eleito quatro anos depois (1892). Durante o segundo mandato, enfrentou grave crise financeira e econômica, motivada pela escassez de reservas de ouro no erário público. Aboliu a Lei Sherman de Compra de Prata, aprovada pelo Congresso (1890), e procurou manter o padrão ouro.

As constantes revoltas sociais provocadas pela crise econômica, o emprego de tropas federais para reprimir a greve de Chicago (1891) aumentou sua impopularidade entre os democratas e os setores populares. Posicionou-se contra à expansão imperialista dos Estados Unidos, opondo-se, por exemplo, à anexação do Havaí e a intervir em favor da independência cubana. Porém apelou para a doutrina Monroe para impor sua arbitragem num incidente fronteiriço na Guiana Inglesa entre o Reino Unido e a Venezuela, resolvido em favor desse último país. Depois das eleições (1896), abandonou a política e radicou-se em Princeton, Nova Jersey, onde morreu dois anos depois.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados