Seu Nenê se tornou um dos mais reconhecidos e importantes sambistas do Brasil. Alberto Alves da Silva, seu nome verdadeiro, nasceu na cidade de Santos Dumont no dia 24 de julho de 1921 e conseguiu eternizar o seu nome ao criar a escola de samba Nenê de Vila Matilde, que disputa o carnaval de São Paulo.

Seu Nenê (Alberto Alves da Silva)

Seu Nenê, junto com amigos, fundou a escola de samba no ano de 1949, tendo sido eleito como o presidente da instituição por 47 anos. Ele deixou o cargo somente no ano de 1996, quando passou o comando para Betinho. O surgimento da escola antecedeu a escolha do nome, tendo sido um dos funcionários do órgão de registro sugeriu que ela levasse o nome e um dos integrantes.

Além de ter dedicado a sua vida para o comando da escola, ele também foi considerado como um sambista de raiz, um verdadeiro apaixonado por esta música que se tornou um patrimônio cultural do Brasil. Uma das suas marcas registradas foi o chapéu que ele utilizava sempre. Além disso, também se tornou conhecido pelo seu forte sotaque paulistano.

Seu Nenê (Alberto Alves da Silva)

Nas mais variadas ocasiões, Seu Nenê afirmou que tinha muito orgulho da escola de samba que ajudou a fundar. Um dos acontecimentos mais marcantes da vida do sambista e da instituição aconteceu no ano de 1985, quando ela foi convidada para fazer um desfile no carnaval do Rio de Janeiro.

Suas atividades pela cultua do estado de São Paulo foi reconhecida em setembro do ano de 2010, quando ele foi agraciado com a comanda da Ordem do Ipiranga.

Seu nenê faleceu em outubro de 2010, devido a um quadro de insuficiência respiratória.