Rodolfo Teodoro Gaspar
Por Mariana Sousa
, atualizado em
Rodolfo Teodoro Gaspar nasceu em Taquara do Mundo Novo, no Rio Grande do Sul. Filho do alemão Hermann Ihering, passou a ser respeitado como importante naturalista brasileiro. Ficou conhecido pelas suas descobertas pioneiras relacionadas à fauna e flora do país. Ocupou o cargo de redator da Diretoria de Publicidade Agrícola da Secretaria de Agricultura de São Paulo. Em seguida, compôs a direção da Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste.
Na zoologia, passou a ser um respeitado nome com várias obras publicadas. Seus estudos servem a diversas universidades. Por mais de trinta anos, esteve a percorrer o país na procura e listagem de nomes de animais e outros aspectos direcionados à fauna brasileira.
Como resultado de tais pesquisas, concluiu o Dicionário dos animais do Brasil em 1940. A obra é uma referência indispensável na área da Biologia.
Ficou conhecido por também ter determinado as constituições químicas de várias substâncias naturais. Foi agraciado como pesquisador de destaque na indústria química. Na ciência, suas pesquisas receberam várias homenagens, inclusive com destaque para a American Chemical Society’s Priestley Medal no ano de 1946. Morreu em Champaign, nos Estados Unidos.