Raymond Poincaré nasceu na França, mas foi “consagrado” por ter sido o “pensador” que orientou a entrada da França na Primeira Guerra Mundial. Concluiu os primeiros anos da formação escolar na École Polytechnicque e, em seguida, concluiu a graduação em Direito pela Universidade de Paris.

Em 1887, elegeu-se deputado, ministro, senador, primeiro-ministro e chegou ao posto de presidente da França entre 1913 e 1920.

Muito nacionalista, chegou a entregar o governo ao opositor Georges Clemenceau em 1917 no decurso da Primeira Guerra Mundial. Também passou a coordenar a presidência da Comissão de Indenizações e lutou para que houvesse reparações ao povo alemão, por achar que o país foi causador da guerra.

Em 1926, enquanto primeiro-ministro, conseguiu estabilizar a economia a partir da moeda franco e formou novos gabinetes. Em 1929, já com problemas de saúde, saiu da política. Acabou falecendo em Paris.