Matilde Rosa Araújo foi uma escritora portuguesa que se tornou destaque na área de literatura infantil. Ela nasceu na cidade de Lisboa no ano de 1921, e passou praticamente a vida toda morando na capital de Portugal. Todo o seu processo de formação básica e média de ensino foi em casa, estudando com professores particulares.

Matilde Rosa Araújo

No ano de 1945 entrou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. A partir de então deu início a uma sólida carreira na área na área pedagógica, sendo professora da disciplina de Português e de Literatura Portuguesa na Escola Industrial Fonseca de Benevides em Lisboa. Também atuou como professora na Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, lançou mais de 40 livros, com contos e poesias para adultos, e mais de duas dezenas de livros focados no público infantil, com contos e poesias para crianças. Essa sua proximidade com os pequenos também acabou incentivando a escritora a trabalhar de outras formas, como sua dedicação à defesa dos direitos das crianças, através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nessa área, como foi o caso da UNICEF em Portugal.

Matilde Rosa Araújo

Seu trabalho também acabou lhe rendendo diversos prêmios e distinções. No ano de 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias de 1994).]

Já no ano de 2003, a escritora recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. No ano seguinte, foi distinguida com Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.

A escritora faleceu no dia 6 de julho de 2010, aos 89 anos, em casa.