Major Edward Alvar Murphy Jr. nasceu no Panamá e foi um consagrado engenheiro que atuava no setor aeroespacial. Especialista em sistema de segurança com nível crítico, também ficou conhecido por ter criado a famosa Lei de Murphy. Em suma, Major Edward Alvar Murphy Jr defendeu que “qualquer coisa que pode correr mal, vai correr mal”. É uma lei que anda na contramão da Lei de Finagle.

Major Edward Alvar Murphy Jr nasceu em 1918 e teve outros quarto irmãos. Após frequentar os estudos secundários em Nova Jersey, seguiu para o Oeste dos Estados Unidos e frequentou a Academia Militar. Quando formou-se, em 1940, também recebeu convite para atuar na comissão no Exército dos Estados Unidos. Ali, passou a ser piloto de treinos do Exército Aéreo Americano. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, prestou serviços no Teatro do Pacífico na Índia, China e Birmânia (atual região de Myanmar). Nesse momento, já havia alcançando o grau de Especialização.

Em 1947, depois de dois anos em conflito, passou a servir no Instituto de Tecnologia da Força Aérea dos Estados Unidos.
Foi nesse momento que tornou-se Oficial Wright de R&D no Centro de Desenvolvimento Aéreo da Base da Força Aérea de Wright-Patterson. As experiências de alta velocidade passaram a fazer parte da rotina de Major Edward Alvar Murphy Jr. Com um trenó e alguns foguetes, passou a desenvolver a base que consolidou a Lei de Murphy.

Há relatos de que o engenheiro começou a se sentir frustrado com os comentários de que sua lei estava sendo mal interpretada. Na sua opinião, ela tratava de esclarecer princípios fundamentais dos desígnios defensivos. Nesse contexto, deveriam ser assumidos os piores acontecimentos.

Mais tarde, o próprio filho de Murphy declarou que algumas das questões relacionadas a tal lei passaram a ser vistas como ridículas, errôneas ou mesmo triviais.

É como se algumas das suas decisões mal sucedidas sobre a lei, quando levadas a sério, tenham o tornado vítima de sua própria criação.

Ainda em 1952, Major Edward Alvar Murphy Jr estava trabalhando como aposentado na força aérea dos Estados Unidos, quando fez diversos testes de aceleração. Voltou para a Califórnia e continuou atuando como piloto de aeronaves para vários clientes privados.

Nos anos de 1960, participou do para Projeto Apollo e finalizou a carreira lidando com sistemas computadorizados de um helicóptero apache. Major Edward Alvar Murphy Jr morreu em 1990.