Celso Luft foi um importante filósofo, gramático, professor, linguista e dicionarista brasileiro. O seu sobrenome acabou se tornando muito famoso especialmente pelos dicionários que acabaram se tornando peças fundamentais no aprendizado e na alfabetizações de milhões de estudantes.

Nasceu na cidade de Poço das Antas, no estado do Rio Grand do Sul, no dia 28 de maio de 1921, mas passou boa parte da sua vida morando na capital do estado, em Porto Alegre. A sua cidade de origem é formada basicamente por imigrantes alemães, sendo filho de um professor que acabou introduzindo o gosto pela música e também pelas artes. Quando adolescente, foi enviado para Porto Alegre, para estudar.

Ao longo da sua formação, estudou Letras Clássicas e Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e depois foi para Portugal para fazer uma especialização. Com o passar do tempo, acabou se tornando professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também da Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras.

No ano de 1954, Celso foi para a França, para fazer um curso de reciclagem profissional. Entre 1955 e 1956, realizou cursos ao lado de Lindley Cintra, em Lisboa, e curso de especialização em filologia portuguesa e linguística, na Universidade de Coimbra. Em 1957 retornou ao Brasil.

Ao longo da sua carreira, escreveu diversos livros que acabaram se tornando base do ensino e do processo de alfabetização de crianças e adolescentes no ensino fundamental e também do ensino médio. Entre os mais famosos livros publicados pelo autor estão “Dicionário Explicativo do Português Brasileiro”, o “Dicionário Prático de Regência Verbal”, o “Dicionário Prático de Regência Nominal”, o “Dicionário de Literatura Portuguesa e Brasileira” e a “Moderna Gramática Brasileira”. Mas sua obra mais vendida acabou se tornando “Minidicionário Luft”, que saiu pela editora Ática.

Entre os anos de 1970 e 1984, Celso Luft manteve uma coluna no jornal Correio do Povo chamado Mundo das palavras, no qual tratava basicamente sobre questões relacionadas a linguagem.

Celso Luft foi casado com a escritora Lya Luft. Juntos, eles tiveram três filhos. Morreu aos 74 anos de idade, em consequência de um derrame cerebral.