Camille Adorno
Por Redação
, atualizado em
Nascido em 07 de março de 1960, Camille Adorno é músico, advogado e escritor. Ex-secretário geral da Ordem dos Músicos do Brasil – Seção de Goiás (1995/1998), é membro da União Brasileira de Escritores – GO e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás. Coordenador Financeiro do Instituto Teotônio Vilela – Seção de Goiás, é assessor jurídico da liderança do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
Conhecido nas rodas de Capoeira como Cascavel, Camille Adorno iniciou suas atividades nessa arte-jogo-luta no ano de 1975, quando foi aluno dos remanescentes do Grupo de Capoeira Regional do Mestre Bimba, na cidade de Goiânia, Goiás. Formado por ex-alunos do Mestre Bimba, este grupo era liderado pelos mestres baianos Formiga (Dermeval Lopes Machado, filho de Mestre Bimba) e Onça Negra (Laurindo D’Ária dos Santos), e pelos capoeiras goianos Deputado (Walce Souza), Samambaia (Pedro Sabba Neto) e Alegria (Luís Eduardo Teatine Clímaco), ex-discípulos do mestre Osvaldo de Souza, responsável pela vinda do Mestre Bimba para Goiás e graduados por ele no ano de 1973. Esse Grupo dedicava-se à divulgação da Capoeira Regional Bahiana no Centro-Oeste do Brasil e manteve as suas atividades até o ano de 1977.
No ano de 1977, com a dissolução do grupo, passou a integrar o Terreiro de Capoeira Angola, do Mestre Sabú, ex-discípulo do Mestre Caiçara, em Goiânia, onde foi aluno e professor. Após obter a graduação máxima do Terreiro de Capoeira Angola, a “corda branca”, simbolizando o grau de mestre-capoeira, Cascavel fundou em 1982 a Academia de Capoeira, ensinando ainda em academias e escolas de ginástica e no Centro de Estudos Brasil-África da Universidade Católica de Goiás – UCG.
No ano de 1983, com o seu ex-professor Mestre Deputado, fundou o Grupo de Capoeira Bimba Meu Mestre, responsável por um dos mais importantes trabalhos de divulgação, ensino e pesquisa sobre a Capoeira no Estado de Goiás. Desde o início, o Bimba Meu Mestre contou com a valiosa cooperação do Mestre Suassuna, da Associação de Capoeira Cordão de Ouro, sediada no estado de São Paulo. Durante o período em que o grupo esteve em atividade manteve intenso intercâmbio com os principais grupos e associações no Brasil e no exterior, incentivando a formação de capoeiras, ministrando centenas de cursos e colaborando na promoção de eventos que contaram com a participação dos principais Mestres em atividade na década de ’80.
Após o término das atividades do Grupo Bimba Meu Mestre, Cascavel dedicou-se as atividades musicais como percussionista, viajando pelas Américas e Europa, ministrando cursos de percussão, realizando apresentações como solista de berimbau e participando da gravação de trabalhos musicais e produções em vídeo de grupos de capoeira no Brasil e no exterior.
Atualmente, tem se dedicado exclusivamente à literatura e à música, sendo que o seu livro A Arte da Capoeira, obra de pesquisa e informação lançada inicialmente como apostila do Curso de Capoeira da UCG, no ano de 1985, já teve sucessivas reedições.


Claude Henri de Rouvroy
Caio Mecenas
Chiquinha Gonzaga
Caio Semprônio Graco
Calígula