Monge, filósofo e matemático inglês nascido em Bath, essencialmente um tradutor inglês que viveu na França, Espanha e Sicília, que popularizou a ciência árabe entre os europeus, dedicou-se ao estudo das causas dos terremotos e ainda estudou o corpo humano, nas partes do cérebro, do aparelho respiratório e do aparelho digestivo e descreveu ainda sobre a indestrutibilidade da matéria.

Estudou e ensinou em escolas da França e viajou através do Mediterâneo, introduzindo os ensinamentos de Euclides e astronomia em geral. Depois de ter aprendido árabe, na Sicília ou talvez mesmo em Terra Santa, começou a traduzir em Latim textos do original árabe, tornando-se um dos primeiros tradutores da Idade Média. No seu retorno a Inglaterra, durante o reinado de Henry I (1100-1135) obteve a proteção do rei para desenvolver seus estudos. Seu primeiro livro de sucesso foi Quaestiones naturales, che consentono la diffusione dell’insegnamento della scuola salernitana, arricchito di nuove importanti osservazioni (1111).

Seu grande feito histórico-científico foram as traduções para o latim de Arithmetica (1126), de Al-Khowarizmi, na qual é usada a notação numérica atual que, embora dita arábica, sabe-se ser de origem indiana, de Os elementos (1142) da versão árabe, de Euclides, e do Almagesto (1155) de Ptolomeu, do original grego. Aparentemente retornou a Bath, antes de morrer.