Na escola, muitas vezes o número de alunos é bastante grande, o que faz necessário o professor dividir a quadra, para que todos se divirtam ao mesmo tempo. Dessa maneira, os jogos de futebol para fazer com meia quadra são ótimos.

Nesse tipo de situação que aflora a criatividade do brasileiro. Muitos são os jogos que podem ser disputados por aqueles que não desistem de bater uma bolinha, mesmo que com número insuficiente de jogadores ou com campo (quadra, rua, quintal) reduzido.

Desses, o mais famoso é o popular “3 dentro, 3 fora”. Quem nessa vida, nunca jogou ao menos uma vez esse jogo divertido que serve para aquecimento para outras modalidades ou pode ser a brincadeira principal mesmo?

As regras do “3 dentro, 3 fora” são simples, mas oferecem um nível de desafio interessante para seus participantes. Normalmente ele é jogado por 3 pessoas, sendo que uma vai para o gol enquanto as outras duas tem de tentar fazer os gols através de uma troca de passes de primeira, e normalmente pelo alto. Cada gol vale 1 ponto, não podendo ser feito de dentro da área (em algumas regras, de dentro da área somente com a cabeça). Chutes por cima do travessão são considerados neutros. Os chutes para fora, exceto por cima do travessão, valem 1 ponto para o goleiro. Os jogadores devem fazer os gols sempre de primeira, não podendo ajeitar antes de arrematar. Se o goleiro tocar com a mão na bola fora da área, será pênalti e o gol, se convertido valerá 1 ponto ou 1 ponto para o goleiro caso este defenda o chute. Quem fizer 3 pontos primeiro vence, ou seja, se o jogador fizer 3 pontos primeiro, ganha a disputa. Se o goleiro fizer 3 pontos primeiro ele sai do gol e vai para a linha, sendo substituído pelo perdedor que estava na linha (com menos pontos).

3 Dentro 3 Fora

O “3 dentro, 3 fora” é uma modalidade muito popular, sendo praticado por praticamente o Brasil todo. E justamente por este motivo, algumas das regras podem apresentar diferenças regionais, mas no geral, as regras aqui colocadas são as mais aplicadas.

Além do “3 dentro, 3 fora”, há também outra modalidade muito comum que pode ser praticada com campo reduzido, ou com meia quadra, ou até mesmo na rua: o popular “bobinho”. As regras desse joguinho tão popular são básicas. Basta formar uma rodinha de amigos onde se escolhe quem será o primeiro a ficar no centro tentando tomar a bola dos outros. Essa escolha poderá ser feita de diversos modos: par ou impar, palitinho, tanto faz. Após escolhido, o jogador vai para o centro da roda e passa a perseguir a bola que será tocada de primeira pelos outros jogadores. Há também a modalidade onde os participantes da roda têm de driblar o chamado “bobinho”, que por sua vez terá de tomar a bola.

Se o “bobinho” conseguir tomar a bola, ele sai dessa condição e outro o que perdeu a bola vai para o centro da roda e inicia-se mais uma rodada de jogadas.